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segunda-feira, 15 de abril de 2013

PAUTA 3- 2013 PROGRAMA LER E ESCREVER


Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Estado da Educação
Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB
Gabinete do Coordenador
Praça da República, 53 – Centro – São Paulo – CEP: 01045 – 903

Ação de Formação do Ensino Fundamental/Anos Iniciais - Ler e  Escrever           
3º. Encontro com Professores Coordenadores – PC
D.E.  Leste 4
 Grupos 1                          Data 04/04/2013                     Horário: 8:30 às 17:30

Formadora: Marly Barbosa                                              marlybarbos@uol.com.br


Objetivos do Encontro:
.
·         Refletir sobre o que é a reescrita e sobre as condições didáticas para o trabalho com esta atividade.
·         Participar de uma atividade de reescrita refletindo sobre o processo de produção de textos e os conteúdos nele envolvidos.
·         Estudar o documento de orientações didáticas para as novas expectativas (reescrita).
·         Elaborar pauta de formação para ATPC tendo em vista formar  os professores para o trabalho com  produção de texto.

Conteúdos
·          Prática de produção de texto: reconto e reescrita.
·         Papel do professor na organização das propostas de produção de texto para os alunos.
·         Estratégias formativas.

IMPORTANTE: trazer os Guias do 5º e 3º ano para consulta aos projetos de reescrita: Lendas e Quem conta um conto.
1ª Atividade: Leitura pela coordenadora. Mito: O dono da luz – material do 5º ano.
Indicações literárias:
2ª Atividade - Leitura do registro reflexivo: 
3ª. Atividade -  Retomada do trabalho pessoal
1.    Na ATPC: realizar os ATPC do mês com foco no trabalho com produção de textos, registrar e trazer um dos registros para a formadora. Verificar quem já fez, fazer um apanhado geral com orientações.
2.    Reflexão sobre reescrita.”Por que trabalhar com reescrita quando se pretende ensinar a produção de texto? Apresentar a síntese dos que entregaram a tarefa e acrescentar outras informações. Reservar para retomar posteriormente.

4ª Atividade: Reescrita do texto: o dono da luz.
Encaminhamento
A.    Explicar ao grupo que, na formação, faremos a sequência completa do trabalho com produção de texto: passando pelo reconto e reescrita, revisão e produção de texto de autoria, com retomada da revisão.
B.    Reler o texto, a ser reescrito e discutir sobre o seu conteúdo: tanto do ponto de vista da compreensão quanto da apreciação da linguagem.
C.    Listar os episódios.
D.   Realizar o reconto.
E.    Iniciar a reescrita pelo ditado à formadora e depois continuar em duplas. Nos dois momentos haverá uma pessoa com o papel de registrar os procedimentos dos produtores do texto.
F.    Socialização das produções e das notas dos observadores.
G.   Reflexão: que conteúdos da prática de produção de textos foram trabalhados nesta atividade?

 5ª Atividade – Estudo do documento de Orientações didáticas para as expectativas de aprendizagem PP. 32 e 42 reconto e reescrita.
Encaminhamento
1.    Em pequenos grupos discutir as questões:
v  Qual o objetivo do reconto? O que se pretende ensinar com ele?
v  Quando se reconta, deve-se recontar o texto inteiro? Considere os alunos dos diferentes anos. Justifique?
v  Deve-se fazer a reescrita no mesmo dia em que se faz o reconto?
v  Que textos são bons para reescrever?
v  O que se ensina quando se trabalha com reescrita?

2.    Socializar com notas da reflexão.
3.    Estudar o documento: Orientações didáticas para o trabalho com as expectativas, retomar as notas com a reflexão do grupo realizada no trabalho pessoal e as respostas às perguntas feitas no item 1, reelaborar as notas sobre os aspectos relevantes da discussão.
6ª. Atividade – Pensando na formação - Análise do material do aluno.
v  Em grupos analisar os textos do caixeiro viajante (presente no material do PIC/RI Projeto Contos de assombração e o conto: A princesa e o grão de ervilha (do material do 3º ano vol. 2). Propor uma pauta de ATPC com estes materiais, de modo a ajudar o  professor no trabalho com  a reescrita em sala de aula. Registrar para compartilhar e entregar.

v  Socializar com ponderações da formadora. Explicar que o material será analisado e retomaremos no próximo encontro.


7ª Atividade - Pensando na formação parte 2
Encaminhamento

v  Coletivamente, recuperar o texto: “Os caminhos para a formação de professores”, Revista Nova Escola, 2009. Entregue há dois encontros para estudo.

v  Discutir em grupos: em que medida o encontro de hoje conversa com o conteúdo deste texto?

v  Socializar com ponderações.


Trabalho Pessoal

1.    Revisitar os textos: o processo de produção de textos e o contexto de produção de textos, ambos de Bräkling.

2.    No ATPC: planejar sua pauta sobre produção de textos, realizar e registrar o processo. Selecionar duas PC para entregar o registro.

 

 

 

 





Anexo 1 Leitura para reconto e reescrita
O baile do caixeiro-viajante

                                               Reginaldo Prandi.

Sábado é dia de baile, tanto na roça quanto na cidade.
Numa cidade pequena do interior o baile é sempre um grande acontecimento. Melhor situação para namorar e para arranjar namorado não tem.
O sábado é um dia muito propício para o nascimento de grandes amores. Pois foi num baile de sábado que o moço de fora apaixonou-se por uma donzela da terra. Foi mais ou menos assim que aconteceu.
Leôncio, sim, era esse o seu nome,  conheço bem sua incrível história de amor.
Leôncio era um caixeiro-viajante da capital e vinha à cidade uma vez por mês prover de mercadorias as vendas do lugar. Ia e voltava no mesmo dia, mas houve algum problema com sua condução e daquela vez ele teve que dormir na cidade.
Cidade pequena, sem muitos atrativos, o que se poderia fazer à noite para distração?
Era dia de baile na cidade, um sábado especial, e uma orquestra de fora tinha sido contratada.
O moço do hotel que servia o jantar comentou:
— Seu Leôncio, este baile o senhor não pode perder.
E não podia mesmo, mal sabia ele.
Leôncio mandou passar o terno e foi ao baile.
Gostava de dançar, sabia até dar uns bons passos, mas era tímido, relutava em tirar as moças.
Passou boa parte do tempo de pé, apreciando, bebericando um vermute só para ter o que fazer com as mãos.
Por volta de meia-noite sentiu que chegava o sono e pensou em se retirar.
Foi quando viu Marina entrar no salão. Ficou sabendo depois que seu nome era Marina.
Marina chegou só e, ao entrar, passou junto a Leôncio. Bem perto dele ela parou e se virou para trás.
— Oh! Deixei cair minha chave no chão.
Ela falava consigo mesma, distraída que estava, mas para Leôncio, que tudo ouviu atentamente, suas palavras funcionaram como uma deixa. Ele se abaixou rapidamente, pegou a chave do chão e a estendeu à sua dona.
Antes que ela dissesse qualquer coisa ele falou:
— Pode agradecer com uma contradança, senhorita.
— Marina, meu nome é Marina. Sim, vamos dançar.
Dançaram aquela contradança e mais outra e outras mais. Dançaram o resto da noite, até o baile terminar.
Parecia que os dois eram velhos parceiros de dança, tão leves e tão graciosos eram seus passos.
Leôncio se sentia completamente enlevado, como se o encontro com a bela dançarina fosse um presente enviado pelo céu. Presente que ele nem merecia, chegou a pensar. Agradeceu à providência ter permanecido na cidade.
Já nem queria ir embora no dia seguinte. Em nenhum momento Marina fez menção de o deixar para encontrar amigos ou conhecidos no salão. Ele tinha a sensação de que ela fora ao baile só por ele, de que era com ele que queria dançar a noite toda.
Não teria namorado, noivo, marido?
Muitas paixões chegam enquanto se dança.
Leôncio apaixonou-se por Marina ao dançar com ela.
Então, a orquestra tocou a música de encerramento e o baile acabou, já era alta madrugada.
Leôncio insistiu em acompanhar a moça até sua casa. Ela aceitou a companhia, era perto, iriam a pé.
Estava frio lá fora, uma fina garoa molhava as calçadas. Na portaria do clube Leôncio pegou a capa que tinha deixado ali guardada. Ele tinha uma capa da qual nunca se separava. Viaja a muitos lugares diferentes, enfrentando os climas mais imprevisíveis. A capa era sempre o abrigo garantido.
Leôncio ofereceu a capa à companheira para que se protegesse do mau tempo.
— Para você não se resfriar, faz frio.
Ela aceitou, vestiu o sobretudo e os dois foram andando pelas calçadas.
Caminhavam de mãos dadas, como namorados, falavam pouco, só o essencial.
Próximo à saída da cidade, a moça disse ao caixeiro-viajante:
— Despedimo-nos aqui.
E explicou por quê:
— Não fica bem você ir comigo até onde moro.
— Está bem, como quiser – ele consentiu.
Começando a despir o sobretudo, ela disse:
— Leve sua capa.
— Não, fique com ela. Está frio.
E completou:
— Depois você me devolve.
Era difícil para Leôncio deixar a moça ir, mas havia a possibilidade do amanhã e do futuro todo.
Ele propôs, com o coração na mão:
— Amanhã, às oito da noite, em frente à matriz?
Ela assentiu e o beijou.
A garoa fria tinha se transformado em densa neblina, mal se vislumbrava a luz dos postes de iluminação.
O silêncio reinava soberano.
Um cão uivou ao longe.
Leôncio viu Marina desaparecer na bruma da madrugada. Com as mãos nos bolsos e o corpo retesado pela friagem, o caixeiro retornou ao hotel.
O dia seguinte foi de grande ansiedade, mas finalmente a noite chegou para Leôncio. Muito antes da hora marcada lá estava ele em frente à igreja esperando por Marina. Só quando o relógio da matriz bateu doze badaladas Leôncio aceitou com tristeza que ela não viria mais. Temeu que alguma coisa grave tivesse acontecido. Tinha certeza de que ela gostara dele tanto quanto ele gostara dela.
Alguma coisa grave teria acontecido.
Ele ia descobrir.
Era tarde e só restava ir dormir, mas na manhã seguinte, mal se levantou, já foi perguntando pela moça. Na rua, no largo da matriz, em todo lugar, interrogava sobre a moça e nada.
Estranhamente ninguém sabia dizer quem era ela. Numa cidade pequena todo mundo se conhece, todos sabem da vida de todos, todos se controlam, vigiam-se uns aos outros. A fofoca é cultivada como se fosse uma obrigação, como se representasse um dever cívico.
Uma linda moça da cidade vai ao baile desacompanhada, dança a noite toda com um desconhecido e ninguém sabe quem ela é?
Ele continuou perguntando por sua dançarina. Foi aos armazéns e lojas que tinha como clientes, descrevia a moça, dizia seu nome e ninguém sabia dizer quem era a donzela.
— Aquela com quem dancei ontem a noite toda.
Ninguém tinha visto.
Desanimado, voltou para sua hospedagem.
Então um velho se apresentou, era um empregado do hotel, empregado que Leôncio nunca tinha visto, nem nessa nem em outras estadas na cidade. Era alto, magro e de uma palidez desconcertante.
O velho empregado do hotel lhe disse:
— Moço, conheci uma tal Marina igualzinha à sua.
E completou, baixando a voz respeitosamente:
— Mas ela está morta, morreu há muito tempo.
Disse que a moça pereceu num desastre de carro, quando estava fugindo para se casar com um caixeiro-viajante, casamento que a família dela não queria, de jeito nenhum.
Leôncio ficou chocado com a história, que absurdo! Imaginar que se tratava da mesma pessoa!
— Nem pensar. Eu a tive nos braços a noite toda!
Mas o velho funcionário insistiu:
— No túmulo dela tem a fotografia, quer ver?
— Não pode ser, é um disparate, mas quero ver.
O velho não se fez de rogado.
Em poucos minutos estavam os dois subindo a ladeira que levava ao afastado cemitério da cidade.
Com a cabeça girando, cheio de dúvidas e incertezas, Leôncio se perguntava:
— O que é que eu estou fazendo aqui?
Chegaram ao portão do campo-santo e o velho disse a Leôncio que entrasse sozinho. Não gostava de cemitérios, desculpou-se. Explicou como chegar ao túmulo da moça, despediu-se com uma reverência e foi embora.
Não foi difícil para o caixeiro-viajante encontrar a campa que seu acompanhante descreveu com precisão.
A tardinha se fora, escurecia, a noite já caía sobre o cemitério. A neblina voltava a descer e esfriara um pouco. Leôncio sentia frio, tremia, mas podia enxergar perfeitamente.
Estava de pé diante da tumba. E o retrato da defunta que ali jazia era mesmo o dela. “Aqui descansa em paz Marina, filha querida”, era o que dizia a inscrição em letras de bronze, havia muito tempo enegrecidas, fixadas sobre o mármore gasto da lápide mortuária.
O olhar aturdido de Leôncio desviou-se do retrato, não queria ver mais o rosto amado aprisionado na pedra pela morte. Triste desdita a do viajante, havia mais coisa para ver ali.
Uma tragédia nunca se completa sem antes multiplicar o desespero.
O olhar de Leôncio subiu em direção à parte alta do sepulcro.
Na cabeceira do jazigo estava uma peça que lhe era bastante familiar.
Sentiu um calafrio lhe percorrer a espinha, tinha as pernas bambas, o coração disparado.
Aproximou-se mais do túmulo para ver melhor.
Estendida sobre a sepultura, à sua espera, repousava sua inseparável capa.

Fonte: Minha querida assombração, de Reginaldo Prandi.
(São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2003), Consta do material do RI/PIC.

Anexo 2
O contexto de produção de texto
Anexo 3
 O processo de produção de texto.

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