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terça-feira, 6 de novembro de 2012

Revisão de texto- Pauta Enviada pela PC Julia da escola Didio


Texto: 3 porquinhos

era uma vez três porquinhos o porquinho mais novose chamava Heitor e o do meio tinha um nome de cícero e o mais velho era o prático o heitor construiu uma casa de palha e o cícero uma casa de madeira e o prático uma casa de cimento e quando os três irmãozinhos terminaram de construir as casas o lobo mau apareceu nas casinhas mas quando ele apareceu na casa do prático ele não conseguiu assoprar a casa dele era muito forte e o lobo subiu na chaminé ele queimou o rabo dele e os três porquinhos viveram felizes para sempre.

1)    Quais saberes a criança apresentou nesse texto?






2)    O que faltou no texto?






3)    Que nota você daria para esse texto através dos critérios de avaliação?


Critérios para avaliação de uma produção de texto

Nota A
Produziu o texto com características de linguagem escrita, considerando as especificidades do trecho apresentado na prova , de modo a:
a)    escrever o texto com o mesmo tipo de narrador do trecho apresentado na prova;
b)   articular os trechos do texto – entre si e em relação ao que veio antes - coerentemente, sem provocar problemas de compreensão;
c)    conservar as personagens tal como definidas no trecho apresentado na prova. Ou seja: não inventar nomes e não mudar suas características pessoais.
d)   utilizar adequadamente elementos característicos da narrativa escrita para articular os  enunciados (por exemplo: “mas”, "porém", "então", “enquanto isso”, "no entanto", “na manhã seguinte”, “muito tempo depois”, entre outros), sem fazer uso de recursos típicos da linguagem oral (daí, né, aí, por exemplo);
e)    manter o tempo verbal do trecho apresentado na prova ou, se romper com ele, fazê-lo de modo coerente, sem causar problemas de compreensão;
f)     empregar pontuação inicial (maiúscula) e final – qualquer que seja ela (ponto final, de interrogação, de exclamação, reticências, recursos combinados) - nos períodos e/ou parágrafos, mesmo que não seja em todas as ocasiões;
g)   se utilizar o discurso direto, fazê-lo com o mesmo tipo de pontuação empregado no trecho apresentado na prova.
Nota B
Produziu o texto com muitas características de linguagem escrita, considerando quase todas  as especificidades do trecho apresentado na prova, de modo a:
a)    escrever o texto com o mesmo tipo de narrador do trecho apresentado na prova;
b)   articular os trechos do texto – entre si e em relação ao que veio antes - coerentemente, sem provocar problemas de compreensão;
c)    conservar as personagens tal como definidas no trecho apresentado na prova. Ou seja: não inventar nomes e não mudar suas características pessoais.
d)   utilizar adequadamente elementos característicos da narrativa escrita para articular os  enunciados (por exemplo: “mas”, "porém", "então", “enquanto isso”, "no entanto", “na manhã seguinte”, “muito tempo depois”, entre outros), mesmo que ainda faça, raramente, uso de recursos típicos da linguagem oral (daí, né, aí, por exemplo);
e)    manter o tempo verbal do trecho apresentado na prova  ou, se romper com ele, fazê-lo de modo coerente, sem causar problemas de compreensão, mesmo que com oscilações eventuais;
f)     empregar pontuação inicial (maiúscula) e final – qualquer que seja ela (ponto final, de interrogação, de exclamação, reticências, recursos combinados) - nos períodos e/ou parágrafos, mesmo que raramente;
g)    se utilizar o discurso direto, fazê-lo mesmo que seja sem a pontuação adequada.

Nota C
Produziu o texto com algumas características de linguagem escrita, considerando algumas especificidades do trecho apresentado na prova, de modo a:
a)    escrever o texto com o mesmo tipo de narrador do trecho apresentado na prova, mesmo que seja com oscilações;
b)   articular os trechos do texto – entre si e em relação ao que veio antes - coerentemente, ainda que seja com problemas de compreensão;
c)    apresentar as personagens tais como definidas no trecho apresentado na prova. Ou seja: não inventar nomes e não mudar suas características pessoais, mesmo que com oscilações;
d)    utilizar predominantemente recursos típicos da linguagem oral para articular as partes do texto (por exemplo: daí, né, aí etc.);
e)    redigir o texto, ainda que sem utilizar pontuação final nos enunciados, e nem a letra maiúscula no início da frase.

Nota D
Produziu o texto com algumas características de linguagem escrita, considerando algumas especificidades do trecho apresentado na prova, de modo a:

A) escreveu o texto com um narrador diferento do trecho apresentado na prova, não caracterizando o gênero;
B) articular os trechos do texto – entre si e em relação ao que veio antes – mesmo sem ser coerentemente, ainda que seja com muitos problemas de compreensão;
C) apresentar as personagens tais como definidas no trecho apresentado na prova e criação de novos personagens. Ou seja: mudar suas características pessoais, mesmo que com oscilações;
D)redigir o texto, ainda que sem utilizar pontuação final nos enunciados, e nem a letra maiúscula no início da frase.

Nota E

Não escreve um texto convencionalmente.

Texto Original









Texto com intervenção

3 porquinhos

era uma vez três porquinhos o porquinho mais novo se chamava Heitor e o do meio tinha um nome de cícero e o mais velho era o prático o heitor construiu uma casa de palha e o cícero uma casa de madeira e o prático [Porque decidiram produzir uma casa] uma casa de cimento e quando os três irmãozinhos [Não tinham informado antes que eles eram irmãos] terminaram de construir as casas [Em que local essas casas foram construídas] o lobo mau apareceu nas casinhas mas quando ele apareceu na casa do prático ele não conseguiu assoprar a casa dele [Diz que assoprou a casa dos outros? Porque ele assopraria] era muito forte e o lobo subiu na chaminé ele queimou o rabo dele [Porque se queimou] e os três porquinhos viveram felizes para sempre.


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