Texto: 3
porquinhos
era uma vez três porquinhos o porquinho mais novose chamava Heitor e o
do meio tinha um nome de cícero e o mais velho era o prático o heitor construiu
uma casa de palha e o cícero uma casa de madeira e o prático uma casa de
cimento e quando os três irmãozinhos terminaram de construir as casas o lobo
mau apareceu nas casinhas mas quando ele apareceu na casa do prático ele não
conseguiu assoprar a casa dele era muito forte e o lobo subiu na chaminé ele
queimou o rabo dele e os três porquinhos viveram felizes para sempre.
1) Quais
saberes a criança apresentou nesse texto?
2) O que
faltou no texto?
3) Que nota
você daria para esse texto através dos critérios de avaliação?
Critérios
para avaliação de uma produção de texto
Nota A
Produziu o texto com características de linguagem escrita,
considerando as especificidades do trecho apresentado na prova , de modo a:
a)
escrever o texto com o mesmo tipo de narrador do trecho apresentado na prova;
b) articular
os trechos do texto – entre si e em relação ao que veio antes -
coerentemente, sem provocar problemas
de compreensão;
c)
conservar
as personagens tal como definidas no trecho apresentado na prova. Ou
seja: não inventar nomes e não mudar suas características pessoais.
d) utilizar
adequadamente elementos característicos da narrativa escrita para articular
os enunciados (por exemplo: “mas”,
"porém", "então", “enquanto isso”, "no
entanto", “na manhã seguinte”, “muito tempo depois”, entre outros), sem fazer uso de recursos típicos da
linguagem oral (daí, né, aí, por
exemplo);
e)
manter
o tempo verbal do trecho apresentado na prova ou, se romper com ele, fazê-lo
de modo coerente, sem causar problemas de compreensão;
f) empregar
pontuação inicial (maiúscula) e final
– qualquer que seja ela (ponto final, de interrogação, de exclamação,
reticências, recursos combinados) - nos períodos e/ou parágrafos, mesmo que não seja em todas as ocasiões;
g)
se
utilizar o discurso direto, fazê-lo com o mesmo tipo de pontuação
empregado no trecho apresentado na prova.
|
Nota B
Produziu o texto com muitas características de linguagem
escrita, considerando quase todas as
especificidades do trecho apresentado na prova, de modo a:
a)
escrever o texto com o mesmo tipo de narrador do trecho apresentado na prova;
b) articular
os trechos do texto – entre si e em relação ao que veio antes -
coerentemente, sem provocar problemas
de compreensão;
c)
conservar
as personagens tal como definidas no trecho apresentado na prova. Ou
seja: não inventar nomes e não mudar suas características pessoais.
d) utilizar
adequadamente elementos característicos da narrativa escrita para articular
os enunciados (por exemplo: “mas”,
"porém", "então", “enquanto isso”, "no
entanto", “na manhã seguinte”, “muito tempo depois”, entre outros), mesmo que ainda faça, raramente, uso de recursos
típicos da linguagem oral (daí, né,
aí, por exemplo);
e)
manter
o tempo verbal do trecho apresentado na prova
ou, se romper com ele, fazê-lo de modo coerente, sem causar problemas
de compreensão, mesmo que com
oscilações eventuais;
f) empregar
pontuação inicial (maiúscula) e final
– qualquer que seja ela (ponto final, de interrogação, de exclamação,
reticências, recursos combinados) - nos períodos e/ou parágrafos, mesmo que raramente;
g)
se
utilizar o discurso direto, fazê-lo mesmo que seja sem a pontuação adequada.
|
Nota C
Produziu o texto com algumas características de
linguagem escrita, considerando algumas especificidades do trecho apresentado
na prova, de modo a:
a)
escrever o texto com o mesmo tipo de narrador do trecho apresentado na prova, mesmo que seja com oscilações;
b) articular
os trechos do texto – entre si e em relação ao que veio antes -
coerentemente, ainda que seja com
problemas de compreensão;
c)
apresentar
as personagens tais como definidas no trecho apresentado na prova. Ou
seja: não inventar nomes e não mudar suas características pessoais, mesmo que com oscilações;
d)
utilizar predominantemente
recursos típicos da linguagem oral para articular as partes do texto
(por exemplo: daí, né, aí etc.);
e)
redigir o texto, ainda que sem utilizar pontuação final nos enunciados, e nem a letra maiúscula no
início da frase.
|
Nota D
Produziu o texto com algumas características de
linguagem escrita, considerando algumas especificidades do trecho apresentado
na prova, de modo a:
A) escreveu o texto com um narrador diferento do trecho
apresentado na prova, não caracterizando o gênero;
B) articular os trechos do texto – entre si e em relação
ao que veio antes – mesmo sem ser coerentemente, ainda que seja com muitos problemas de compreensão;
C) apresentar as
personagens tais como definidas no trecho apresentado na prova e criação
de novos personagens. Ou seja: mudar suas características pessoais, mesmo que com oscilações;
D)redigir o texto, ainda
que sem utilizar pontuação final nos enunciados, e nem a letra maiúscula no início
da frase.
|
Nota E
Não escreve um texto convencionalmente.
|
Texto Original
Texto com intervenção
3
porquinhos
era uma vez três porquinhos o porquinho mais novo
se chamava Heitor e o do meio tinha um nome de cícero e o mais velho era o prático
o heitor construiu uma casa de palha e o cícero uma casa de madeira e o prático
[Porque decidiram produzir uma casa] uma
casa de cimento e quando os três irmãozinhos [Não
tinham informado antes que eles eram irmãos] terminaram de construir
as casas [Em que local essas casas foram
construídas] o lobo mau apareceu nas casinhas mas quando ele
apareceu na casa do prático ele não conseguiu assoprar a casa dele [Diz que assoprou a casa dos outros? Porque ele assopraria]
era muito forte e o lobo subiu na chaminé ele queimou o rabo dele [Porque se queimou] e os três porquinhos viveram
felizes para sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário