Oportunidade
de aprender...
Movimento
de mergulhar na formação, investigar e comprovar que sempre existe tempo de
aprender. Fui, vi,
ouvi, refleti e aprendi, momento de transformar
as informações e ampliar os conhecimentos para agir e interagir no nosso
ambiente escolar.
No Seminário
Internacional de Educação: Praticas de Leitura e Escrita, encontrei
muitas e muitas pessoas, umas professoras simpáticas, outras nem tanto,
algumas invisíveis ou “ aparecidas” mas
encontrei pessoas dedicadas e envolvidas com aprendizagem de nossas crianças de seu avanços e suas dificuldades, com um
olhar pontual no saber e compartilhando experiências e assimilando outras.
No encontro havia muitos educadores para
ouvir, conversar e apontar caminhos assim como Telma Weisz, Katia Lomba
Brakling, Mirta Castedo, Mirta Torres, onde encontrei muita aprendizagem, pois
estas pessoas se dedicam a formar e ensinar: se preocupam com nossos alunos,
tem ideias e soluções possíveis.
Encontrei
formadoras de pessoas com atitude e ações apropriadas na efetivação da prática em sala de aula., encontrei também
pessoas que nos apoiam como A Marly, Rosinha, Nice, Ana, Andreia, Jo, que nos
aproximam do domínio da função de coordenador caminho a ser trilhado com
obstáculos e avanços, participação ativa.
Estas pessoas
fazem a diferença em nossa prática, sempre atentas às necessidades de formação
e informações atuando diretamente no movimento em atingir na aprendizagem
significativa,
Pois estávamos
tentando acerta, porém cada uma de seu modo próprio atirando para todos os
lados, sem nenhuma possibilidade de construir uma prática comum. Tendo em vista
que a prática estava fragmentada. Depois das Formações começamos a ir em
direção ao alvo as metas de cada Escola.
Refleti como as ações do programa Ler e Escrever na nossa ação diária, não só por fazer parte
do currículo e sim porque acredito neste movimento, que me envolve e me forma
para atuar na minha escola e auxiliar outras pessoas, desenvolver as
habilidades que permeiam o processo planificado, assim sendo implica no compromisso que favorece a
reflexão como ajudar para
transforma-los em leitores e escritores autônomos.
Recomeçar
com outro olhar, e tendo a certeza de como é difícil, mas estamos nos
aproximando do alvo, precisamos continuar a estimular a integração da sala de
aula com a rotina diária Neste momento o nosso dever é de unir o grupo para trabalhar todas as
sequencias didáticas de carta de leitor e criar o final da historia,
Fazendo as atividades que deveriam ser
trabalhada com os alunos, primeiro com os professores, pois assim eles percebem como é difícil, é preciso mais
planejamento e outras atividades semelhante para atingir todos os alunos,
principalmente aqueles que na rotina diária não olhamos com um olhar mais
atento para suas dificuldades,
Este exercício ajuda muito melhorar,
digo eu que estive em situação de escrever e partilhar sobre a ATPC em REDE,
passei por fases do desenvolvimento de minhas habilidades, mas não desisti,
estudei, refleti e escrevi, não estava bom, retornei e comecei a estudar, a recuperar
as informações e anotações da formação e estudei .escrevi novamente, ainda
faltava alguma coisa, vamos retomar e finalmente ficou apropriado.
Chegou o grande dia, tudo organizado e
ensaiado, cronometrado, ficou bom e as pessoas gostaram, compartilhamos na mesa
27 e aprendemos juntas;
“Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa
sozinho. Os homens se educam juntos, na transformação do mundo". (Paulo
Freire)
Por
enquanto somente relato de vivência da Nivalda, mas tarde as outras meninas
também irão escrever...
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