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terça-feira, 6 de novembro de 2012

RELATO DE EXPERIENCIA VIVIDA- PC NIVALDA ESCOLA EMIR MACEDO (REFERENTE AO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO)


Oportunidade de aprender...
Movimento de mergulhar na formação, investigar e comprovar que sempre existe tempo de aprender. Fui, vi, ouvi, refleti e aprendi, momento de transformar  as informações e ampliar os conhecimentos para agir e interagir no nosso ambiente escolar.
No Seminário Internacional de Educação: Praticas de Leitura e Escrita,  encontrei  muitas e muitas pessoas, umas professoras simpáticas, outras nem tanto, algumas invisíveis  ou “ aparecidas” mas encontrei pessoas dedicadas e envolvidas com aprendizagem de nossas crianças  de seu avanços e suas dificuldades, com um olhar pontual no saber e compartilhando experiências e assimilando outras.
 No encontro havia muitos educadores para ouvir, conversar e apontar caminhos assim como Telma Weisz, Katia Lomba Brakling, Mirta Castedo, Mirta Torres, onde encontrei muita aprendizagem, pois estas pessoas se dedicam a formar e ensinar: se preocupam com nossos alunos, tem ideias e soluções possíveis.
Encontrei formadoras de pessoas com atitude e ações apropriadas na efetivação  da prática em sala de aula., encontrei também pessoas que nos apoiam como A Marly, Rosinha, Nice, Ana, Andreia, Jo, que nos aproximam do domínio da função de coordenador caminho a ser trilhado com obstáculos e avanços, participação ativa.
Estas pessoas fazem a diferença em nossa prática, sempre atentas às necessidades de formação e informações atuando diretamente no movimento em atingir na aprendizagem significativa,


 
Pois estávamos tentando acerta, porém cada uma de seu modo próprio atirando para todos os lados, sem nenhuma possibilidade de construir uma prática comum. Tendo em vista que a prática estava fragmentada. Depois das Formações começamos a ir em direção ao alvo as metas de cada Escola.

Refleti como as ações do programa Ler e Escrever  na nossa ação diária, não só por fazer parte do currículo e sim porque acredito neste movimento, que me envolve e me forma para atuar na minha escola e auxiliar outras pessoas, desenvolver as habilidades que permeiam o processo planificado, assim  sendo implica no compromisso que favorece a reflexão  como ajudar para transforma-los   em  leitores e escritores autônomos.

Recomeçar com outro olhar, e tendo a certeza de como é difícil, mas estamos nos aproximando do alvo, precisamos continuar a estimular a integração da sala de aula com a rotina diária Neste momento o nosso  dever é  de unir o grupo para trabalhar todas as sequencias didáticas de carta de leitor e criar o final da historia,

Fazendo as atividades que deveriam ser trabalhada com os alunos, primeiro com os professores, pois assim eles  percebem como é difícil, é preciso mais planejamento e outras atividades semelhante para atingir todos os alunos, principalmente aqueles que na rotina diária não olhamos com um olhar mais atento para suas dificuldades,
Este exercício ajuda muito melhorar, digo eu que estive em situação de escrever e partilhar sobre a ATPC em REDE, passei por fases do desenvolvimento de minhas habilidades, mas não desisti, estudei, refleti e escrevi, não estava bom, retornei e comecei a estudar, a recuperar as informações e anotações da formação e estudei .escrevi novamente, ainda faltava alguma coisa, vamos retomar e finalmente ficou apropriado.
Chegou o grande dia, tudo organizado e ensaiado, cronometrado, ficou bom e as pessoas gostaram, compartilhamos na mesa 27 e aprendemos juntas;
            “Ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos, na transformação do mundo". (Paulo Freire)






Por enquanto somente relato de vivência da Nivalda, mas tarde as outras meninas também irão escrever...




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