EMAI- 03/03/2015
“A Matemática apresenta invenções tão sutis
que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para
auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens”.Descartes
OBJETIVOS:
Ø Discutir sobre a importância do trabalho com
jogos para o ensino de Matemática;
Ø Assistir e tematizar o filme Donald no País da
Matemágica;
CONTEÚDOS:
Ø Formas geométricas;
Ø Jogos no processo de ensino e aprendizagem de
Matemática;
ATIVIDADES:
1) O jogo e seu lugar na
aprendizagem da Matemática (PARTE 1)
A contribuição
dos jogos para a aprendizagem
Trabalhar
com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas que contribuem
para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos. Esta
descoberta se deu no conjunto de uma série de transformações que o ensino
experimentou nas últimas décadas, desde que professores e instituições passaram
a pautar sua prática por uma concepção de aprendizagem segundo a qual aprender
significa elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é objeto de ensino
- quando os alunos constroem conhecimentos em um processo ativo de
estabelecimento de relações e atribuição de significados.
Ensinar passou a ser compreendido como criar
condições adequadas a esse processo e à realização de intervenções com vistas a
possibilitar avanços aos alunos. Com isso, novos critérios passaram a ser úteis
para a tarefa do professor, como: organizar o ensino em torno de
situações-problema que façam sentido para os estudantes e tornem necessária a
construção ou reelaboração de conhecimentos para sua resolução; estabelecer
relações com os fazeres que caracterizam o trabalho de uma determinada área de
conhecimento; compreender as práticas culturais de uso de um determinado saber
e as formas como os indivíduos, em geral, se relacionam com elas.
É nesse contexto que o jogo passa a ser uma
presença mais constante nas aulas de Matemática. Mas a experiência tem indicado
que a presença do jogo, por si só, não leva à aprendizagem dos alunos. Por
isso, vamos discutir nos capítulos seguintes que condições podem fazer do jogo
um aliado do professor na organização de boas situações de aprendizagem. O
ponto de partida é compreender o jogo como uma prática humana e social de
relação com o conhecimento.
ATIVIDADE 2) Sugestão de Plano de Aula: “Donald no
País da Matemágica”: geometria e fantasia
Ø
Introdução
Donald no País da Matemágica é uma viagem em um mundo de fantasia onde as árvores têm raízes quadradas. Disney usa a animação para explicar o pentagrama que contém a regra de ouro e, baseado nele, explica a relação de proporção do retângulo de ouro, que representava para os gregos a lei da beleza matemática. "A obra é questionável ao associar a disciplina à mágica e apresentá-la como uma tarefa para intelectuais. Mas algumas cenas contribuem para explorar a relação das teorias matemáticas com a música, a arquitetura e a arte", afirma Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC).
Objetivo
Resolver problemas utilizando as relações entre as figuras geométricas.
Conteúdo
Modelização matemática: propriedades e proporção de figuras geométricas.
Atividade
Passe o trecho do filme para os alunos e em seguida promova uma conversa sobre o que assistiram. Organize a turma em duplas e distribua um tangram para cada uma. Proponha que elas construam três figuras diferentes utilizando as peças do jogo e desenhe os contornos. Exponha os contornos desenhados e promova uma discussão sobre as peças usadas pela garotada para compor cada figura.
Donald no País da Matemágica é uma viagem em um mundo de fantasia onde as árvores têm raízes quadradas. Disney usa a animação para explicar o pentagrama que contém a regra de ouro e, baseado nele, explica a relação de proporção do retângulo de ouro, que representava para os gregos a lei da beleza matemática. "A obra é questionável ao associar a disciplina à mágica e apresentá-la como uma tarefa para intelectuais. Mas algumas cenas contribuem para explorar a relação das teorias matemáticas com a música, a arquitetura e a arte", afirma Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC).
Objetivo
Resolver problemas utilizando as relações entre as figuras geométricas.
Conteúdo
Modelização matemática: propriedades e proporção de figuras geométricas.
Atividade
Passe o trecho do filme para os alunos e em seguida promova uma conversa sobre o que assistiram. Organize a turma em duplas e distribua um tangram para cada uma. Proponha que elas construam três figuras diferentes utilizando as peças do jogo e desenhe os contornos. Exponha os contornos desenhados e promova uma discussão sobre as peças usadas pela garotada para compor cada figura.
Avaliação
Confeccione um cartaz com os paralelogramos abaixo e peça que os alunos os construam com peças do tangram. Analise se as crianças usaram os conhecimentos adquiridos para compor as figuras.
Confeccione um cartaz com os paralelogramos abaixo e peça que os alunos os construam com peças do tangram. Analise se as crianças usaram os conhecimentos adquiridos para compor as figuras.
Fonte: Site da Revista
NOVA ESCOLA
Amo o blog, tem me ajudado muitíssimo.
ResponderExcluirObrigada
Me ajudou muito. Obrigada
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