ATPC 03/03/2015
Justificativa para o estudo do EMAI
No âmbito escolar, a educação da matemática é vista como uma
linguagem capaz de traduzir a realidade e estabelecer suas diferenças. Na
escola a criança deve envolver-se com atividades matemáticas que a educam nas
quais ao manipulá-las ele construa a aprendizagem de forma significativa, pois
o conhecimento matemático se manifesta como uma estratégia para a realização
das intermediações criadas pelo homem, entre sociedade e natureza.
Mas, a construção desse conhecimento pelos alunos ainda está muito
longe porque a prática desenvolvida por muitos professores ainda é tradicional,
a prática deles não leva seus alunos a construírem uma aprendizagem voltada
para a realidade na qual seus alunos participam.
As críticas acerca dos resultados negativos do ensino da
matemática levam professores comprometidos com a educação da matemática nas
séries iniciais do ensino fundamental a buscarem caminhos para solucionar essas
deficiências apresentadas pelos alunos, eles buscam ensinar a matemática
voltada à realidade dos alunos.
Infelizmente o ensino da Matemática, em muitas escolas e por
muitos professores, ainda está direcionado para atuar como um instrumento
disciplinador e excludente. Uma grande maioria de professores tem como único
objetivo ensinar a Matemática sem se preocuparem em repassar para o aluno um
conhecimento matemático significativo.
No entanto as críticas, que de todos os lados se levantam contra
os vários aspectos e resultados do ensino da Matemática, vêm, em todo o mundo,
ocasionando debates que levam os profissionais da área a repensar o seu papel e
a procurar novas estratégias didáticas. Eles buscam atividades matemáticas que
sejam realmente educativas e não meramente um treino em uma linguagem sem
sentido para o aluno.
Se o professor conseguir trabalhar nessa linha, a Matemática será
um instrumento de primeira para educar o indivíduo socialmente. Mas ainda, ela
será um instrumento ímpar para trabalhar sua formação. Basta lembrarmos que ela
é uma das atividades humanas que exigem o trabalho simultâneo dos dois
hemisférios cerebrais, como vimos no fascículo 1 de Contactos Matemáticos do
Primeiro Grau de Reginaldo Naves de Souza Lima. A aplicação de pelos menos
dezoito raciocínios e a utilização de pelo menos três inteligências, tendo um
fundo emocional não desprezível que a maioria das pessoas desconhece.
Profissionais da área que se preocupam em desmistificar o ensino da Matemática acreditam que é possível alcançar esses objetivos desde que seja levada em consideração a realidade das influências sofridas pelos alunos em sala de aula de Matemática. Para eles, em verdade está a influência de pelo menos quatro elementos: 1º o professor – 2º o conhecimento lógico-matemático – 3º o ambiente (pais, administração escolar, colegas e espaço físico) – 4º o aluno.
Profissionais da área que se preocupam em desmistificar o ensino da Matemática acreditam que é possível alcançar esses objetivos desde que seja levada em consideração a realidade das influências sofridas pelos alunos em sala de aula de Matemática. Para eles, em verdade está a influência de pelo menos quatro elementos: 1º o professor – 2º o conhecimento lógico-matemático – 3º o ambiente (pais, administração escolar, colegas e espaço físico) – 4º o aluno.
Na vida, ninguém quer enfrentar dificuldades, suportar dores ou
ter sofrimentos indevidos. Por outro lado, as coisas que são capazes de
provocar satisfação real nas pessoas não causam aborrecimento a elas, porque
nelas, as pessoas sempre descobrem experiências novas. É razoável então, pensar
que as abordagens da aprendizagem que não conseguem dar satisfação às pessoas
ou manter seu interesse, não trarão mais alegria e plenitude para a vida delas.
Assim, para levar o aluno a aprender, é necessário fazer que o objeto da
aprendizagem lhe se agradável e divertido.
A criança e o jovem gostam de movimentar-se, conversar, perguntar,
rabiscar, brincar, colorir, cantar, jogar e, principalmente, agir. Em Educação
Matemática, todas essas ações que a criança ou jovem adoram tornam-se veículos
estupendos para o aluno aprender. Pois, além de satisfação e alegria, é
necessário compreender que a criança ou jovem tem que se formar para enfrentar
o mundo a sua frente; infelizmente, muitos não sobrevivem a esse enfrentamento.
Olá, já visualizei esse blog várias vezes, estão de parabéns, sempre muito interessante e útil. Abraços. Valter Estachel PCP anos iniciais E.E. Jd. Arujá/D.E. Guarulhos Sul.
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