PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA 2012
LOCAL: Águas de
Lindoia
DATA: 29, 30 e
31/10/2012.
OBJETIVOS: 
·        
Socializar experiências de profissionais da Rede
Estadual, focalizando a relação entre procedimentos didáticos, expectativas de
aprendizagem e resultados alcançados;
·        
Discutir a prática do professor em relação às
políticas educacionais e de formação, procurando tanto levar à reflexão sobre a
qualidade do trabalho do professor em sala de aula, quanto focalizar os
processos individuais de aprendizado desses profissionais, ressaltando as
diferentes maneiras de organizar o ensino e aprendizagem por eles encontrada.
PÚBLICO-ALVO: Supervisores de Ensino
dos Anos Iniciais, PCNPs e representantes dos Municípios Conveniados
(Professores Coordenadores que tiverem trabalhos aprovados para apresentação).
EIXOS TEMÁTICOS:
1.      Sistema
de escrita: práticas de alfabetização.
2.      Projetos
de Recuperação. 
3.      Trabalho
com jornal (roda de jornal, leitura colaborativa/compartilhada, carta de
leitor...).
4.      Produção
e revisão de texto.
5.      Atividades
de leitura: ler para estudar, fluência leitora, comunidade de leitores, leitura
colaborativa de outros gêneros...
6.      Trabalhos
de formação: ATPC, OT, Acompanhamento, Visitas em sala...
7.      Outros.
CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO
DE TRABALHOS:
a)     Todos
os trabalhos devem ser coerentes com os pressupostos teórico-práticos do
Programa Ler e Escrever.
b)     Formato:
Comunicação oral. Em cada sala teremos a apresentação de três trabalhos, sob a
coordenação de uma formadora do Programa, que organizará o debate ao final da
apresentação de todos os trabalhos.
c)      Apresentação
em torno de 30 minutos.
d)     Os
trabalhos devem ser inscritos contendo: texto escrito com o planejamento da
atividade e relatório reflexivo, apresentação em power point e, preferencialmente, um vídeo como referência ao
processo desenvolvido.
e)     O
texto escrito deve conter: nome dos responsáveis, da DE, título, justificativa,
objetivos, público-alvo, indicação do eixo temático em que o trabalho se
enquadra, etapas desenvolvidas, registro reflexivo, referências bibliográficas
(quando houver).
f)       Apresentação
de slides (ppt): folha de rosto (com nome da escola, DE, profissionais
envolvidos, tipo de atividade, público alvo), slides que tragam
contextualização da atividade a ser apresentada, considerações dos
profissionais, resultados ou impactos na aprendizagem (ainda que parciais).
·        
Obs.: Os
slides não devem conter animações, músicas e imagens ilustrativas, com exceção
daquilo que for inerente à compreensão da atividade apresentada.
g)     Os
trabalhos passarão por uma comissão avaliadora que decidirá quais apresentam as
condições necessárias para a apresentação.
h)   
A
data limite para entrega dos trabalhos, via formadora dos grupos de PCs e
PCNPs, é 24/09/2012.
Equipe do Programa Ler
e Escrever
Setembro/2012
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