Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE LEITURA E ESCRITA 2012

LOCAL: Águas de Lindoia

DATA: 29, 30 e 31/10/2012.

OBJETIVOS:
·         Socializar experiências de profissionais da Rede Estadual, focalizando a relação entre procedimentos didáticos, expectativas de aprendizagem e resultados alcançados;
·         Discutir a prática do professor em relação às políticas educacionais e de formação, procurando tanto levar à reflexão sobre a qualidade do trabalho do professor em sala de aula, quanto focalizar os processos individuais de aprendizado desses profissionais, ressaltando as diferentes maneiras de organizar o ensino e aprendizagem por eles encontrada.

PÚBLICO-ALVO: Supervisores de Ensino dos Anos Iniciais, PCNPs e representantes dos Municípios Conveniados (Professores Coordenadores que tiverem trabalhos aprovados para apresentação).

EIXOS TEMÁTICOS:
1.      Sistema de escrita: práticas de alfabetização.
2.      Projetos de Recuperação.
3.      Trabalho com jornal (roda de jornal, leitura colaborativa/compartilhada, carta de leitor...).
4.      Produção e revisão de texto.
5.      Atividades de leitura: ler para estudar, fluência leitora, comunidade de leitores, leitura colaborativa de outros gêneros...
6.      Trabalhos de formação: ATPC, OT, Acompanhamento, Visitas em sala...
7.      Outros.

CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

a)     Todos os trabalhos devem ser coerentes com os pressupostos teórico-práticos do Programa Ler e Escrever.
b)     Formato: Comunicação oral. Em cada sala teremos a apresentação de três trabalhos, sob a coordenação de uma formadora do Programa, que organizará o debate ao final da apresentação de todos os trabalhos.
c)      Apresentação em torno de 30 minutos.
d)     Os trabalhos devem ser inscritos contendo: texto escrito com o planejamento da atividade e relatório reflexivo, apresentação em power point e, preferencialmente, um vídeo como referência ao processo desenvolvido.
e)     O texto escrito deve conter: nome dos responsáveis, da DE, título, justificativa, objetivos, público-alvo, indicação do eixo temático em que o trabalho se enquadra, etapas desenvolvidas, registro reflexivo, referências bibliográficas (quando houver).
f)       Apresentação de slides (ppt): folha de rosto (com nome da escola, DE, profissionais envolvidos, tipo de atividade, público alvo), slides que tragam contextualização da atividade a ser apresentada, considerações dos profissionais, resultados ou impactos na aprendizagem (ainda que parciais).
·         Obs.: Os slides não devem conter animações, músicas e imagens ilustrativas, com exceção daquilo que for inerente à compreensão da atividade apresentada.
g)     Os trabalhos passarão por uma comissão avaliadora que decidirá quais apresentam as condições necessárias para a apresentação.

h)    A data limite para entrega dos trabalhos, via formadora dos grupos de PCs e PCNPs, é 24/09/2012.




Equipe do Programa Ler e Escrever
Setembro/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário