Guia 3º ano V.2 p. 106-108
Anexo 1
Análise
de atividade de leitura do material do Programa Ler e Escrever
PC _________________________________________________________
Atividade
analisada:_____________________________________________
Em trios, analisem a
atividade que receberam considerando a necessidade de atualizar o material em
relação aos conhecimentos sobre leitura compartilhada/colaborativa,
orientando-se pelas questões a seguir:
1.A atividade analisada
configura-se numa boa situação de ensino e aprendizagem para a formação de
leitores? Que conteúdos de leitura estão sendo trabalhados?
2.Quais possíveis distorções
podem ocorrer na realização dessa atividade? Explicite.
3.O que você pode antecipar
na formação em ATPC para que a atividade seja atualizada e contribua para a
ampliação da capacidade leitora dos alunos? Considere o material sugerido e
planeje uma intervenção com o professor.
ATIVIDADE 22: LEITURA COMPARTILHADA
DE POEMAS
Ler poemas pode se constituir numa
atividade permanente, que ocorre semanal ou quinzenalmente.
Objetivos
·
Aproximar
os alunos dos textos poéticos.
·
Criar
um repertório de poemas e poetas conhecidos.
Planejamento
·
Quando
realizar? Semanal ou quinzenalmente.
·
Como
organizar os alunos? A atividade é coletiva. Os alunos poderão ficar em
seus lugares.
·
Quais
os materiais necessários? Livro de onde o poema foi retirado e cópias do poema
escolhido.
·
Qual
a duração? Cerca de 15 minutos.
Encaminhamento
- Escolha um poema do qual você goste.
Isto é importante, pois fará com que leitura seja mais viva e envolvente.
- Prepare previamente a leitura do
poema, lembrando que o modo como você lê permite que o texto ganhe vida e seja
apreciado pelos alunos. Não esqueçaque, num poema, a entonação e o ritmo são
partes que merecem realce. Por isso, vale a pena ensaiar.
-
Informe aos alunos que você lerá um poema e mostre o livro de onde ele foi
retirado. Diga também quem é o autor, algo sobre sua obra e aspectos interessantes
de sua vida. Se ele for conhecido, relembre outros poemas de sua autoria que a
turma já leu.
-
Faça a primeira leitura e oriente os alunos a ouvir atentamente para conhecer melhor
o poema. Nesse momento, os alunos ainda não têm a cópia do texto, pois se
espera que fiquem atentos ao poema e ao
modo como você lê.
- Distribua as cópias do texto, no
mínimo uma para cada dupla de alunos, e encaminhe a leitura compartilhada. Peça
aos alunos que acompanhem em suas cópias aquilo que você lê.
A
leitura compartilhada é diferente daquela feita pelo professor: nela o professor
lê enquanto os alunos acompanham em suas cópias.
- Organize uma conversa sobre as
impressões dos alunos: O que acharam do poema? Gostaram? Do que gostaram (ou do
que não gostaram)? Os alunos podem falar livremente, mas é importante que você
procure aprofundar aquilo que colocam, especialmente falas mais simples como “É
um poema legal!”.Peça que justifiquem seus comentários com perguntas como “O
que você achou legal nesse poema?”. Procure incentivá-los a dar exemplos no texto,
citar trechos interessantes etc.
- Nem todos os alunos se colocarão
nesse momento (alguns são mais tímidos, outros não se sentem à vontade para
falar de determinado poema).O importante é garantir que o maior número possível
de alunos se coloque.Com o tempo e a familiaridade com esse gênero textual,
espera-se que maiscrianças façam comentários sobre o poema lido.
- Não deixe de expressar sua opinião
também. Explique aos alunos por que alunos por que você selecionou tal poema
para ser lido na classe, o que você gosta nesse poema, se há trechos que
divertem ou que fazem você imaginar aquilo que está escrito, se a forma como o
poeta organiza as palavras produz algumefeito que lhe chama a atenção ou traz
uma sensação agradável de prazer.
- Essa conversa não precisa ser longa.
Em geral, 20 minutos são suficientes para a leitura e a apreciação posterior.
Se achar interessante, faça uma nova leitura do poema para finalizar a aula.
Guia 3º ano V.2 p. 167-168
Atividade 2A: LEITURA COMPARTILHADA I
Objetivos
·
Aprender
a partir da leitura de um texto.
·
Desenvolver
procedimentos de leitor, como: antecipar o conteúdo a partir de
títulos e subtítulos, buscar
respostas, relacionar as próprias ideias e informaçõesa respeito de um tema com
as informações trazidas pelo texto.
Planejamento
·
Como
organizar os alunos? A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em
suas carteiras.
·
Quais
os materiais necessários? Texto da página 179 (Nosso sistema, o solar)
para todos os alunos.
·
Qual
a duração? Cerca de 30 minutos.
Encaminhamento
-
Prepare a leitura
antecipadamente, tendo o cuidado de esclarecer as eventuaisdúvidas que você
tiver sobre o conteúdo ou os termos científicos utilizados notexto.
-
Inicie a leitura pelo
título e subtítulos, mostre as imagens e peça-lhes que tentemantecipar qual
será o assunto de cada um dos subtítulos.
-
Retome as perguntas do
mural e peça que tentem antecipar quais delas serãorespondidas pela leitura do
texto.
-
Anote o que for dito
pelos alunos para que comparem suas ideias com as informaçõesdisponíveis no
texto.
-
Inicie a leitura e peça
que os alunos acompanhem em suas cópias.
-
Como ajuda, chame a
atenção deles para a divisão em subtítulos. Trata-se de umindício que facilita
a leitura, especialmente nos textos de divulgação científica.
-
Faça a primeira leitura e
dê um tempo para comentarem o que entenderam.
-
Realize a segunda leitura
e, antes de seguir, quando tiverem dúvida sobre algum conceito ou termo,
ajude-os a buscar o significado dentro do contexto.Em último caso, procure a
palavra no glossário (págs. 202 a 204).
-
Antes de prosseguir na
segunda leitura, pergunte qual a informação mais importante
lida no primeiro parágrafo. Não é
preciso que reproduzam todas asinformações, já que selecionar é um importante
procedimento a ser aprendido.Também não se espera que façam uma reprodução
literal, pois compreender umtexto não é decorá-lo, mas ser capaz de elaborá-lo
com as próprias palavras.
-
Vá comparando as ideias
que tiveram a respeito do texto antes da sua leituracom as que forem encontrando
nessa leitura.
-
Avise-lhes que o texto
será retomado na próxima aula para fazerem um estudomais aprofundado.
O que fazer…
... com os alunos que, eventualmente, ainda não lêem por conta própria?
Há
alunos que ainda não leem bem, pois compreenderam o sistema de
escritaalfabético recentemente, e alguns casos de alunos que não leem. Esses
alunospodem, perfeitamente, participar dessa atividade. Entretanto, para eles
éfundamental que estejam agrupados com alunos que já leem
convencionalmente,pois, além de se apoiarem na leitura do professor, poderão se
orientar pelosprocedimentos de leitura de um colega.
Os
alunos com hipótese alfabética podem ser convidados a orientar a leitura
dos
que ainda não leem convencionalmente, apontando o trecho que o professorestá
lendo, a legenda de uma foto que está sendo discutida pelo professor etc.
Isso
ajuda esses alunos a não se sentirem perdidos diante do texto.
Também
é importante que sejam convidados a fazer suas antecipações sobre o conteúdo,
tecer comentários e estabelecer comparações entre o que pensavame as
informações que o texto trouxe. Assim, poderão efetivamente alcançar
osobjetivos dessa atividade.
ATIVIDADE 2C: LEITURA COMPARTILHADA DE FÁBULA
Objetivos
·
Observar
as características do comportamento humano atribuídas às personagens
na fábula.
·
Comparar
o papel da raposa nas fábulas “A raposa e o corvo” e “A raposa e a
cegonha”.
·
Discutir
o tom de sabedoria e o caráter moralizante próprios das fábulas,
especialmenteas clássicas (conteúdo temático).
Planejamento
·
Quando
realizar? Após a leitura das fábulas pelo professor.
·
Como
organizar os alunos? Os alunos trabalharão em duplas e depois coletivamente.
·
Quais
os materiais necessários? Cópia da Atividade 2C e caderno para registro.
·
Qual
é a duração? Cerca de 60 minutos.
Encaminhamento
- Distribua a folha de atividade aos
alunos, com as duplas já constituídas, e esclareça
as etapas da atividade: leitura por
você, leitura em duplas, observaçãoe anotação de algumas características do
texto e socialização das anotações.Lembre-se de que, caso haja alunos que não
tenham leitura fluente, as duplasdevem ser formadas de modo a garantir uma
colaboração entre os pares, ouseja, alunos com maior domínio da leitura
trabalharão com aqueles cuja leitura é pouco fluente.
§
Antes
da leitura, faça perguntas que, de um lado, antecipem e sugiram a elaboração
de hipóteses sobre aspectos da
história e, de outro, sirvam para iniciar adiscussão sobre o papel dos animais
nas fábulas:
o
Do
que vocês acham que pode falar uma história que tenha uma raposa eum corvo?
Esses animais serão amigos ou não?
o
Será
que alguém vai se dar mal nesta história ou tudo acabará bem? Se vocês
acham que
alguém vai se dar mal, quem será? Por quê?
o
Nós
já lemos uma fábula em que aparecia uma raposa. Vocês acham que a raposa desta
fábula tem algo em comum com aquela outra raposa?
Por meio dessas questões poderão ser
antecipadas algumas discussões que osalunos farão em dupla, posteriormente.
§
A
seguir, faça a primeira leitura da fábula, solicitando que os alunos
acompanhemem suas cópias.
§
Após
a leitura feita por você, verifique com os alunos quais das hipóteses
levantadas
parecem ter se confirmado. Resgate,
especialmente na discussão, asquestões do item acima – quem se deu mal, quem se deu bem e por quê. Em seguida, oriente
para que as duplas voltem a ler o texto e, posteriormente, reflitamsobre as questões
para análise das personagens e da moral. Durante essaetapa do trabalho é muito
importante que você observe os grupos e auxilie-osnas dúvidas que tiverem.
§
Ao
final, proponha que todos discutam as suas respostas e finalize sugerindo um
registro final coletivo sobre o que acrescentariam em suas anotações
sobrefábulas. Lembre-se de orientá-los a registrar o título do projeto, a data
e a fraseque aqui aparece em negrito. Você poderá orientá-los a ir anotando em
itens,como em um esquema.
Comentários
sobre algumas características da fábula
Embora o
corvo seja considerado um animal astuto e inteligente, nesta fábula eleaparece
sendo enganado pela raposa. Mais astuta, ela aposta no orgulho e na vaidadedo
pássaro superando a sua inteligência: a raposa o elogia, destacando suas
qualidadese sugerindo outras. E o corvo, dominado pelo orgulho e pela vaidade,
é apanhadona armadilha e deixa cair do bico o queijo, que é imediatamente
devorado pela raposa.
Neste texto
é possível observar, mais uma vez, a escolha dos animais que serão Personagens de
uma fábula associada ao que o animal pode oferecer à ação da narrativa: o corvo
teria uma vantagem sobre a raposa – como voa, ele está no alto de umaárvore e a
raposa não teria como alcançá-lo para brigar pelo queijo.
Quanto à
moral, constatamos pelo menos duas, presentes no texto: temos a moral explicitada
no final da fábula, que atenta para o cuidado que devemos ter com quem nos
elogia em demasia para não cairmos em armadilhas; e uma outra moral não explícita,
mas perfeitamente subentendida, que nos alerta sobre os perigos de nosdeixarmos
dominar pela vaidade e pelo orgulho.
Guia 4º ano,
p. 99-100
ATIVIDADE 2A – LEITURA COMPARTILHADA DE TEXTO SOBRE MEIOS DE
COMUNICAÇÃO
Objetivos
§
Aproximar
os alunos do conceito de meios de comunicação conhecendo os principais tipos.
§
Acompanhar
a leitura feita pelo professor, fazendo uso de procedimentos de estudoe
destaque oral de informações relevantes.
Planejamento
§
Como
organizar os alunos? A atividade se encaminhará de forma coletiva notexto A e
em quartetos nos textos B e C.
§
Quais
os materiais necessários? Folha com o texto e caneta marca-texto oulápis de cor
claro.
§
Qual
é a duração? Esta atividade deve ser realizada em duas aulas diferentes.A
duração é de cerca de 40 minutos para o texto A e de 50 minutos paraos textos B
e C.
Encaminhamento
§
Esclareça
os objetivos da atividade e leia o título do texto A questionando o gruposobre
o conteúdo que será apresentado a partir da leitura do título: “O quevocês
acham que vai aparecer num texto com esse título?”.
§
Leia
os subtítulos do texto e converse com os alunos sobre o texto em geral.
§
Inicie
a leitura compartilhada observando se todos estão acompanhando. Durantea
leitura, faça pausas para comentários (professor e alunos) e soliciteaos alunos
que destaquem, com a caneta marca-texto ou com o lápis, asinformações
relevantes. Algumas sugestões de questionamentos e intervençõesno texto:
1. No primeiro parágrafo, qual a
informação mais importante?
2. Pelo título, o que vocês acham que
vai ser tratado no segundo parágrafo?Sublinhem todos os meios que vocês
conhecem com um traço e com doisos que vocês conheceram lendo este texto.
3. Sobre o livro: encontrem e marquem
as informações que se relacionam como surgimento do livro. Marquem com uma chave
a parte que apresenta osmateriais utilizados pelo homem para escrever, ao longo
da história.
4. No quadro “Fique sabendo”, você
pode solicitar que, em duplas, os alunosleiam e marquem as informações que
considerarem importantes. No início douso desse tipo de procedimento, é comum
eles destacarem o texto inteiro. Seisso ocorrer, aproveite para discutir a
importância de selecionar alguma coisaentre tantas importantes, sem, contudo,
desprezar os critérios da turma.
Guia 4º ano,
p. 56
ATIVIDADE 2C
NOME
|
DATA TURMA
|
A RAPOSA E O CORVO
Um dia um corvo
estava pousado no galho de uma árvore com um pedaçode queijo no bico quando
passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, araposa logo começou a matutar
um jeito de se apoderar do queijo. Com estaideia na cabeça, foi para debaixo da
árvore, olhou para cima e disse:
— Que pássaro
magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Quecores maravilhosas!
Será que ele tem uma voz suave para combinar com tantabeleza? Se tiver, não há
dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo o
corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu
o bico e soltou um sonoro “Cróóó!”. O queijo veio abaixo, claro, e a raposa
abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
— Olhe, meu senhor,
estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem éinteligência!
Moral:
Cuidado com quem muito elogia.
(Ash,
Russell; Higton, Bernard (Comp.).Fábulas de Esopo. Tradução de Heloisa
Jahn.
São
Paulo: Companhia das Letrinhas, 1990. p. 61)
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