Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de setembro de 2012

LEITURA COMPARTILHADA DOS GUIAS LER E ESCREVER


 Guia 3º ano V.2 p. 106-108
Anexo 1
Análise de atividade de leitura do material do Programa Ler e Escrever
PC _________________________________________________________
Atividade analisada:_____________________________________________
Em trios, analisem a atividade que receberam considerando a necessidade de atualizar o material em relação aos conhecimentos sobre leitura compartilhada/colaborativa, orientando-se pelas questões a seguir:
1.A atividade analisada configura-se numa boa situação de ensino e aprendizagem para a formação de leitores? Que conteúdos de leitura estão sendo trabalhados?






2.Quais possíveis distorções podem ocorrer na realização dessa atividade? Explicite.






3.O que você pode antecipar na formação em ATPC para que a atividade seja atualizada e contribua para a ampliação da capacidade leitora dos alunos? Considere o material sugerido e planeje uma intervenção com o professor.


ATIVIDADE 22: LEITURA COMPARTILHADA
DE POEMAS

Ler poemas pode se constituir numa atividade permanente, que ocorre semanal ou quinzenalmente.

Objetivos
·         Aproximar os alunos dos textos poéticos.
·         Criar um repertório de poemas e poetas conhecidos.
Planejamento
·         Quando realizar? Semanal ou quinzenalmente.
·         Como organizar os alunos? A atividade é coletiva. Os alunos poderão ficar em
seus lugares.
·         Quais os materiais necessários? Livro de onde o poema foi retirado e cópias do poema escolhido.
·         Qual a duração? Cerca de 15 minutos.

Encaminhamento
- Escolha um poema do qual você goste. Isto é importante, pois fará com que leitura seja mais viva e envolvente.
- Prepare previamente a leitura do poema, lembrando que o modo como você lê permite que o texto ganhe vida e seja apreciado pelos alunos. Não esqueçaque, num poema, a entonação e o ritmo são partes que merecem realce. Por isso, vale a pena ensaiar.
- Informe aos alunos que você lerá um poema e mostre o livro de onde ele foi retirado. Diga também quem é o autor, algo sobre sua obra e aspectos interessantes de sua vida. Se ele for conhecido, relembre outros poemas de sua autoria que a turma já leu.
- Faça a primeira leitura e oriente os alunos a ouvir atentamente para conhecer melhor o poema. Nesse momento, os alunos ainda não têm a cópia do texto, pois se espera  que fiquem atentos ao poema e ao modo como você lê.
- Distribua as cópias do texto, no mínimo uma para cada dupla de alunos, e encaminhe a leitura compartilhada. Peça aos alunos que acompanhem em suas cópias aquilo que você lê.

A leitura compartilhada é diferente daquela feita pelo professor: nela o professor lê enquanto os alunos acompanham em suas cópias.

- Organize uma conversa sobre as impressões dos alunos: O que acharam do poema? Gostaram? Do que gostaram (ou do que não gostaram)? Os alunos podem falar livremente, mas é importante que você procure aprofundar aquilo que colocam, especialmente falas mais simples como “É um poema legal!”.Peça que justifiquem seus comentários com perguntas como “O que você achou legal nesse poema?”. Procure incentivá-los a dar exemplos no texto, citar trechos interessantes etc.
- Nem todos os alunos se colocarão nesse momento (alguns são mais tímidos, outros não se sentem à vontade para falar de determinado poema).O importante é garantir que o maior número possível de alunos se coloque.Com o tempo e a familiaridade com esse gênero textual, espera-se que maiscrianças façam comentários sobre o poema lido.
- Não deixe de expressar sua opinião também. Explique aos alunos por que alunos por que você selecionou tal poema para ser lido na classe, o que você gosta nesse poema, se há trechos que divertem ou que fazem você imaginar aquilo que está escrito, se a forma como o poeta organiza as palavras produz algumefeito que lhe chama a atenção ou traz uma sensação agradável de prazer.
- Essa conversa não precisa ser longa. Em geral, 20 minutos são suficientes para a leitura e a apreciação posterior. Se achar interessante, faça uma nova leitura do poema para finalizar a aula.


Guia 3º ano V.2 p. 167-168

Atividade 2A: LEITURA COMPARTILHADA I

Objetivos
·         Aprender a partir da leitura de um texto.
·         Desenvolver procedimentos de leitor, como: antecipar o conteúdo a partir de
títulos e subtítulos, buscar respostas, relacionar as próprias ideias e informaçõesa respeito de um tema com as informações trazidas pelo texto.

Planejamento
·         Como organizar os alunos? A atividade é coletiva e os alunos podem ficar em
suas carteiras.
·         Quais os materiais necessários? Texto da página 179 (Nosso sistema, o solar)
para todos os alunos.
·         Qual a duração? Cerca de 30 minutos.

Encaminhamento
- Prepare a leitura antecipadamente, tendo o cuidado de esclarecer as eventuaisdúvidas que você tiver sobre o conteúdo ou os termos científicos utilizados notexto.
- Inicie a leitura pelo título e subtítulos, mostre as imagens e peça-lhes que tentemantecipar qual será o assunto de cada um dos subtítulos.
- Retome as perguntas do mural e peça que tentem antecipar quais delas serãorespondidas pela leitura do texto.
- Anote o que for dito pelos alunos para que comparem suas ideias com as informaçõesdisponíveis no texto.
- Inicie a leitura e peça que os alunos acompanhem em suas cópias.
- Como ajuda, chame a atenção deles para a divisão em subtítulos. Trata-se de umindício que facilita a leitura, especialmente nos textos de divulgação científica.
- Faça a primeira leitura e dê um tempo para comentarem o que entenderam.
- Realize a segunda leitura e, antes de seguir, quando tiverem dúvida sobre algum conceito ou termo, ajude-os a buscar o significado dentro do contexto.Em último caso, procure a palavra no glossário (págs. 202 a 204).
- Antes de prosseguir na segunda leitura, pergunte qual a informação mais importante
lida no primeiro parágrafo. Não é preciso que reproduzam todas asinformações, já que selecionar é um importante procedimento a ser aprendido.Também não se espera que façam uma reprodução literal, pois compreender umtexto não é decorá-lo, mas ser capaz de elaborá-lo com as próprias palavras.
- Vá comparando as ideias que tiveram a respeito do texto antes da sua leituracom as que forem encontrando nessa leitura.
- Avise-lhes que o texto será retomado na próxima aula para fazerem um estudomais aprofundado.


O que fazer…

... com os alunos que, eventualmente, ainda não lêem por conta própria?

Há alunos que ainda não leem bem, pois compreenderam o sistema de escritaalfabético recentemente, e alguns casos de alunos que não leem. Esses alunospodem, perfeitamente, participar dessa atividade. Entretanto, para eles éfundamental que estejam agrupados com alunos que já leem convencionalmente,pois, além de se apoiarem na leitura do professor, poderão se orientar pelosprocedimentos de leitura de um colega.

Os alunos com hipótese alfabética podem ser convidados a orientar a leitura
dos que ainda não leem convencionalmente, apontando o trecho que o professorestá lendo, a legenda de uma foto que está sendo discutida pelo professor etc.
Isso ajuda esses alunos a não se sentirem perdidos diante do texto.

Também é importante que sejam convidados a fazer suas antecipações sobre o conteúdo, tecer comentários e estabelecer comparações entre o que pensavame as informações que o texto trouxe. Assim, poderão efetivamente alcançar osobjetivos dessa atividade.



Guia 4º ano,  p. 54-56
ATIVIDADE 2C: LEITURA COMPARTILHADA DE FÁBULA

Objetivos
·         Observar as características do comportamento humano atribuídas às personagens
na fábula.
·         Comparar o papel da raposa nas fábulas “A raposa e o corvo” e “A raposa e a
cegonha”.
·         Discutir o tom de sabedoria e o caráter moralizante próprios das fábulas, especialmenteas clássicas (conteúdo temático).

Planejamento
·         Quando realizar? Após a leitura das fábulas pelo professor.
·         Como organizar os alunos? Os alunos trabalharão em duplas e depois coletivamente.
·         Quais os materiais necessários? Cópia da Atividade 2C e caderno para registro.
·         Qual é a duração? Cerca de 60 minutos.

Encaminhamento
- Distribua a folha de atividade aos alunos, com as duplas já constituídas, e esclareça
as etapas da atividade: leitura por você, leitura em duplas, observaçãoe anotação de algumas características do texto e socialização das anotações.Lembre-se de que, caso haja alunos que não tenham leitura fluente, as duplasdevem ser formadas de modo a garantir uma colaboração entre os pares, ouseja, alunos com maior domínio da leitura trabalharão com aqueles cuja leitura é pouco fluente.
§  Antes da leitura, faça perguntas que, de um lado, antecipem e sugiram a elaboração
de hipóteses sobre aspectos da história e, de outro, sirvam para iniciar adiscussão sobre o papel dos animais nas fábulas:
o   Do que vocês acham que pode falar uma história que tenha uma raposa eum corvo? Esses animais serão amigos ou não?
o   Será que alguém vai se dar mal nesta história ou tudo acabará bem? Se vocês
acham que alguém vai se dar mal, quem será? Por quê?
o   Nós já lemos uma fábula em que aparecia uma raposa. Vocês acham que a raposa desta fábula tem algo em comum com aquela outra raposa?
Por meio dessas questões poderão ser antecipadas algumas discussões que osalunos farão em dupla, posteriormente.
§  A seguir, faça a primeira leitura da fábula, solicitando que os alunos acompanhemem suas cópias.
§  Após a leitura feita por você, verifique com os alunos quais das hipóteses levantadas
parecem ter se confirmado. Resgate, especialmente na discussão, asquestões do item acima – quem se deu mal, quem se deu bem e por quê. Em seguida, oriente para que as duplas voltem a ler o texto e, posteriormente, reflitamsobre as questões para análise das personagens e da moral. Durante essaetapa do trabalho é muito importante que você observe os grupos e auxilie-osnas dúvidas que tiverem.
§  Ao final, proponha que todos discutam as suas respostas e finalize sugerindo um registro final coletivo sobre o que acrescentariam em suas anotações sobrefábulas. Lembre-se de orientá-los a registrar o título do projeto, a data e a fraseque aqui aparece em negrito. Você poderá orientá-los a ir anotando em itens,como em um esquema.


Comentários sobre algumas características da fábula

Embora o corvo seja considerado um animal astuto e inteligente, nesta fábula eleaparece sendo enganado pela raposa. Mais astuta, ela aposta no orgulho e na vaidadedo pássaro superando a sua inteligência: a raposa o elogia, destacando suas qualidadese sugerindo outras. E o corvo, dominado pelo orgulho e pela vaidade, é apanhadona armadilha e deixa cair do bico o queijo, que é imediatamente devorado pela raposa.

Neste texto é possível observar, mais uma vez, a escolha dos animais que serão Personagens de uma fábula associada ao que o animal pode oferecer à ação da narrativa: o corvo teria uma vantagem sobre a raposa – como voa, ele está no alto de umaárvore e a raposa não teria como alcançá-lo para brigar pelo queijo.

Quanto à moral, constatamos pelo menos duas, presentes no texto: temos a moral explicitada no final da fábula, que atenta para o cuidado que devemos ter com quem nos elogia em demasia para não cairmos em armadilhas; e uma outra moral não explícita, mas perfeitamente subentendida, que nos alerta sobre os perigos de nosdeixarmos dominar pela vaidade e pelo orgulho.



Guia 4º ano,  p. 99-100
ATIVIDADE 2A – LEITURA COMPARTILHADA DE TEXTO SOBRE MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Objetivos
§  Aproximar os alunos do conceito de meios de comunicação conhecendo os principais tipos.
§  Acompanhar a leitura feita pelo professor, fazendo uso de procedimentos de estudoe destaque oral de informações relevantes.

Planejamento
§  Como organizar os alunos? A atividade se encaminhará de forma coletiva notexto A e em quartetos nos textos B e C.
§  Quais os materiais necessários? Folha com o texto e caneta marca-texto oulápis de cor claro.
§  Qual é a duração? Esta atividade deve ser realizada em duas aulas diferentes.A duração é de cerca de 40 minutos para o texto A e de 50 minutos paraos textos B e C.

Encaminhamento
§  Esclareça os objetivos da atividade e leia o título do texto A questionando o gruposobre o conteúdo que será apresentado a partir da leitura do título: “O quevocês acham que vai aparecer num texto com esse título?”.
§  Leia os subtítulos do texto e converse com os alunos sobre o texto em geral.
§  Inicie a leitura compartilhada observando se todos estão acompanhando. Durantea leitura, faça pausas para comentários (professor e alunos) e soliciteaos alunos que destaquem, com a caneta marca-texto ou com o lápis, asinformações relevantes. Algumas sugestões de questionamentos e intervençõesno texto:
1. No primeiro parágrafo, qual a informação mais importante?
2. Pelo título, o que vocês acham que vai ser tratado no segundo parágrafo?Sublinhem todos os meios que vocês conhecem com um traço e com doisos que vocês conheceram lendo este texto.
3. Sobre o livro: encontrem e marquem as informações que se relacionam como surgimento do livro. Marquem com uma chave a parte que apresenta osmateriais utilizados pelo homem para escrever, ao longo da história.
4. No quadro “Fique sabendo”, você pode solicitar que, em duplas, os alunosleiam e marquem as informações que considerarem importantes. No início douso desse tipo de procedimento, é comum eles destacarem o texto inteiro. Seisso ocorrer, aproveite para discutir a importância de selecionar alguma coisaentre tantas importantes, sem, contudo, desprezar os critérios da turma.








Guia 4º ano,  p. 56
ATIVIDADE 2C
NOME
DATA                                 TURMA

A RAPOSA E O CORVO

Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaçode queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, araposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com estaideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:

— Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Quecores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tantabeleza? Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.

Ouvindo aquilo o corvo ficou que era pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro “Cróóó!”. O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:

— Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem éinteligência!

Moral: Cuidado com quem muito elogia.

(Ash, Russell; Higton, Bernard (Comp.).Fábulas de Esopo. Tradução de Heloisa Jahn.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1990. p. 61)


Nenhum comentário:

Postar um comentário