Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Registro Reflexivo de 23/05/2013- PROGRAMA LER E ESCREVER - PCP SELMA SOARES


Neste dIa a formadora Marly iniciou o encontro com a leitura de um trecho do livro O BANQUETE DOS DEUSES de Daniel Munduruku. Após a leitura a PC Suzane afirmou que está entrando muito mais em sala de aula para assistir, principalmente, as atividades de escrita coletiva- está vendo o avanço das crianças e sente-se mais inserida na sua função de Coordenadora. A Marly afirmou que a escrita coletiva deve ser implementada o mais rápido possível,às vezes o professor quer encher o caderno com atividades...é necessário sair da leitura de cruzadinhas,dar atividades de escrita para que haja reflexão,para que eles avancem.Ainda a PC Suzane continuou citando o projeto dos 3°anos- ANIMAIS MARINHOS - a ser desenvolvido na sala de SAI; inclusive no You tube há videos  que mostram como foram desenvolvidas atividades em que o produto final foi um mural. A PC Cida comentou sobre sua ida ao Congresso de Alfabetização indicado pela formadora.Trouxe o livro PRÁTICAS NA SALA DEAULA- 422 PROJETOS PARA CONTRIBUIR COM O SEU TRABALHO da Editora Moderna, citou um projeto de uma escola que construiu uma Biblioteca e outro de uma Professora de Educação Física desenvolveu uma oficina de Jogos que se relacionam ao projeto EMAI, também viu o portfólio de alunos de 1° ano do Colégio Dante Alighieri e sentiu-se bem, pois estamos no mesmo nível ou até melhores em relação a alfabetização de nossas crianças. Marly reiterou o convite para participarmos da Conferencia Brasileira de Alfabetização em Minas de 08 a 12/07 e reafirmou que se fizermos fundamentação teórica, gravação das aulas  e a produção textual final dos alunos, é possível participar de Congresso, pois necessitamos divulgar boas práticas. A leitura dramática e uma boa dica ,pois é algo novo...e só para lembrar teremos Congresso na nossa rede, na leste 4, no segundo semestre. A PC Angelina fez a propaganda do curso e demais oficinas realizadas pelo Professor Eduardo da Expansão Pedagógica, por exemplo em junho terá curso de Matemática, A arte de alfabetizar e Gestão em ação. A PC Sueli leu seu registro de 09/05-se o primeiro foi assim,imagine os próximos?????Marly aconselhou que os PCs deem o texto sobre Reescrita aos professores, também que seguíssemos um trabalho com reescrita , sistematização de escrita e sempre acompanhar...Ainda acrescentou que em visita a escola Barone, da PC Eliane conheceu a professora Elvira, do 1°ano, que é muito dedicada, vibra com o desenvolvimento e avanço de suas crianças.A Marly se surpreendeu com um aluno de 4° ano que respondeu prontamente que era necessário fazer um roteiro para reescrita, sabia as características das fábulas com muita propriedade.Isso é ótimo!!! A PC Eliane comentou que na escola Barone muitos regentes pegaram como PA e o ATPC de EMAI, está sendo muito bom para a escola e também para o bolso das professoras, não é?
Sobre as hipóteses de escrita a Marly alertou que há atividades que são boas para cada hipótese e isso deve ficar claro para os professores,por exemplo enquanto houver pressilábicos tem de ter trabalho com os nomes; com aqueles professores mais resistentes e válido leva-lo a fazer através de videos e trabalhando junto.
A PC Cida comentou que na sala de SAI o word marca de vermelho as palavras escritas de forma equivocada, e as crianças já percebem que há algo a ser refeito...A PC Eliane pensou em pegar grupos de alunos não alfabéticos a fim de ela mesma alfabetizá-los. Aproveitei e comentei da Roda de leitores que faco mensalmente com os alunos de 1° ao 5° ano, inclusive irei filmar a próxima  à pedido da Marly.
A PC Angela realiza roda de leitura nos 1° anos recorrendo a outros ambientes e as crianças adoram! Já na Escola Ivo Bandoni a PC Cida comentou que uma turma de 3° ano faz o "Piquenique literário"- cada aluno indica um livro aos demais e ainda comem um delicioso lanchinho.A PC Suzane perguntou  para a Marly sobre “A hora da minha escola” e a formadora respondeu que deixará espontaneamente, que ao menos dois PCs ,por encontro, socializem boas práticas realizadas nas escolas. Aproveitei para sugerir um mural no Núcleo Pedagógico para compartilhar sugestões de leituras e filmes...
Dando inicio a pauta começamos pela Análise do Guia do 4°ano "Confabulando com fábulas" - em grupos fomos incumbidos de ler e responder algumas questões. A Marly retomou  que o Professor pode fazer uso das informações em sala de aula, através da leitura colaborativa do gênero fábula, o interlocutor pode ser  as pessoas da escola ou os pais, elaborar um livro de fábulas e num evento de comunicação oral, o jeito de mostrar as fábulas.
Marly pediu que analisássemos ,em grupos, o quadro da página 41 que contem a ORGANIZACAO GERAL DO PROJETO em etapas cada qual com as atividades.Foi dado um destaque a atividade 2C que aparece detalhadamente na página 54. Através da Leitura Compartilhada da fábula os grupos colocaram que a finalidade desta atividade é descrever características psicológicas próprias do comportamento humano aos animais, a caráter moralizante próprios das fábulas e a importância em garantir um texto mais coerente. Na terceira etapa do projeto iniciam-se as atividades de produção, começando com atividades coletivas e tendo o professor como escriba. Num primeiro momento a reescrita deve ser fiel à fabula>Em vez de "reler a fábula com os alunos para garantir que todos tenham o enredo na memória"(como está no guia),num segundo momento fazer o reconto oral a fim de resgatar episódios de diferentes formas.Apenas reler a história gera uma outra interpretação, pois o professor pode pensar que é um exercício de memória.
Com esses adendos a Marly comentou que o material do Ler e Escrever foi produzido a algum tempo e naturalmente vai ficando defasado,deve sempre ser analisado e feito os ajustes necessários.
Na atividade 4B :Reescrita de fábulas em duplas o ideal é propor duplas que um aluno fale bem e um outro tenha autonomia para escrever.O Planejamento pode ser feito no coletivo,sempre com o objetivo de torná-los escritores autônomos.Também pode-se mudar o texto elaborado no coletivo para a dupla para não virar cópia, mas sempre garantindo a coerência. A Marly recomendou que passemos aos professores os primeiros 23 minutos do video onde aparece uma Professora desenvolvendo um trabalho de leitura colaborativa, reescrita e revisão; nao deu tempo de passsar no nosso encontro...
Para finalizar a formadora novamente nos dividiu em grupos para a 5ª atividade da pauta:"ANÁLISE DA FÁBULA: O LEÃO E O RATO"- o grupo 1 observou como os personagens sao introduzidos na fábula, o grupo 2 verificou as expressões que melhoram o texto, os grupos 3 e 4 observaram o uso dos marcadores de tempo e o 5 o que deixou o texto mais bonito.. Rapidamente surgiram algumas colocações, mas o tempo da ot terminou. Fica  sempre com um gosto de “quero mais” e nós PCs, saímos mais uma quinta- feira melhores do que chegamos.
                                    Obrigada PCs, Obrigada Marly

                                                                                 PCP SELMA SOARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário