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sexta-feira, 31 de agosto de 2012

HABILIDADES POR NÍVEL DE PROFICIÊNCIA


LÍNGUA PORTUGUESA

NIVEL ABAIXO DO BÁSICO
Gêneros avaliados
Verbete de enciclopédia, artigo de divulgação, propaganda institucional, historia em quadrinhos, anedota e conto clássico da literatura infantil.

HABILIDADES

Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
·         Identificam a finalidade de produção de conto infantil, mobilizando o conhecimento prévio de mundo letrado;

Reconstrução dos sentidos do texto
·         Identificam o significado de expressão conhecida via memória em artigo de divulgação;
·         Localizam informação, com apoio de ilustração que acompanha o texto, em verbete de enciclopédia que versa sobre assunto conhecido do universo infanto-juvenil;
·       Localizam o papel desempenhado por personagens do folclore brasileiro, em verbete de enciclopédia, mobilizando o conhecimento prévio de assunto conhecido do universo infanto-juvenil;
·        Localizam item de informação explicita sobre a descrição de característica de determinado animal em artigo de divulgação;
·       Interpretam cartaz de propaganda institucional e episodio de historia em quadrinhos, apoiando-se nos recursos não verbais disponíveis e estabelecendo conexões pontuais entre a imagem e o registro escrito;

Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita
·       Identificam o sentido de uso de expressão típica da fala coloquial utilizada por personagens em segmento de historia em quadrinhos;

Compreensão de textos literários
·       Identificam o local, explicitado no enunciado do texto, em que se desenrola o enredo de anedota.

NIVEL BÁSICO

Gêneros avaliados (além dos citados no nível anterior)
Receita culinária, texto de instruções, propaganda comercial, noticia, carta familiar, tira em quadrinhos, foto, fabula, poema.

HABILIDADES

Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
·       Identificam a finalidade de produção de: receita culinária, mobilizando o conhecimento prévio sobre o formato do gênero; ou, texto de instruções, mobilizando o conhecimento prévio sobre seu assunto principal;
·       Identificam o possível local de circulação de propaganda comercial, estabelecendo conexões entre os conhecimentos prévios de mundo letrado e itens de informação não verbal presentes no texto;
·       Identificam o objeto de propaganda comercial, considerando itens explícitos de informação, assunto e recursos iconográficos;
·       Identificam o gênero do texto, considerando o assunto de artigo de divulgação cientifica;




Reconstrução dos sentidos do texto
·        Identificam o significado de vocábulo utilizado no enunciado de artigo de divulgação ou noticia ou fabula, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere;
·        Localizam item de informação explicita, posicionado em segmento inicial de carta informal;
·        Localizam item explicito de informação em artigo de divulgação, mobilizando o conhecimento prévio de mundo;
·        Localizam item de informação explicita em carta familiar ou noticia, com base em sua compreensão global;
·        Estabelecem relações entre imagens (foto ou ilustração) e o corpo do texto: comparando itens de informação explicita em noticia ou historia (tira) em quadrinhos ou artigo de divulgação; ou, inferindo o público-alvo de propaganda institucional;
·        Inferem informação subentendida em historia em quadrinhos com apoio de recursos gráfico-visuais;
·        Inferem a mensagem social implicada na ultima frase de uma noticia, indicando a paráfrase que melhor a retrate;
·        Selecionam outro titulo para noticia, considerando as informações dadas no titulo original; ou, legenda para foto em que a mensagem esta explicita ou implícita;

Reconstrução da textualidade
·        Identificam o efeito produzido pelo uso de: palavra gramatical, indicativa de restrição, em segmento inicial de texto de instruções; ou, marcas discursivas de temporalidade (séculos e anos) no encadeamento dos fatos em artigo de divulgação; ou, o segmento de artigo de divulgação em que as informações são apresentadas no tempo passado;
·        Identificam o efeito de sentido produzido pelo uso intencional de: repetição da mesma palavra escrita com diferentes tipos gráficos em segmento final de texto de instruções ou historia em quadrinhos; ou, de recursos expressivos gráfico-visuais em ilustração de historia (tira) em quadrinhos;
·       Estabelecem relações de coesão entre segmentos de artigo de divulgação, identificando o referente de um pronome substantivo demonstrativo;
·       Identificam a causa que explica o comportamento de personagem, em poema ou historia em quadrinhos, com base nos recursos gráfico-visuais disponíveis;
·       Estabelecem, com base em inferências básicas, relação causa/conseqüência entre itens explícitos de informação distribuídos ao longo do texto, em noticia;
·       Identificam a opinião do enunciador sobre determinado fato relatado em noticia;

Recuperação da intertextualidade e estabelecimento de relações entre textos
·       Comparam informações explicitas em dois verbetes de enciclopédia que versam sobre mesmo assunto, identificando as diferenças entre as informações presentes em cada um deles;
·       Inferem o efeito de humor produzido em tira em quadrinhos com base em sua compreensão global;

Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita
·       Identificam: a escrita de uma forma reduzida de palavra que caracteriza o modo de falar de personagem em historia em quadrinhos; ou, o sentido da escrita de palavra da forma como e falada por uma criança em tira em quadrinhos;

Compreensão de textos literários
·       Identificam o sentido conotado de vocábulo utilizado em segmento de fabula, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere;
·       Identificam o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos: criação de palavras em poema; ou, onomatopéia em conto ou poema;
·       Identificam o efeito de sentido produzido em verso de poema pelo uso de pontuação expressiva (exclamação);
·       Identificam o desfecho de conto infantil ou fabula, avaliando a paráfrase que melhor o resume;
·       Organizam os episódios na sequência em que aparecem no enredo de conto;
·       Identificam o foco narrativo de fabula;
·       Identificam a personagem principal: de poema narrativo, com auxilio de ilustração que o acompanha; ou, de conto, conhecido da faixa etária; ou, de anedota;
·       Identificam: o enunciador do discurso direto em segmento de conto; ou, o referente de marca discursiva do narrador que introduz o discurso direto em dialogo de anedota;
·       Identificam recursos semânticos expressivos (comparação), em segmento de poema, a partir de uma dada definição;
·       Inferem informações subentendidas, estabelecendo relação de causa e consequência entre segmentos de conto ou fabula; ou, com base na compreensão global de conto ou poema; ou, o motivo do comportamento de personagem em conto;
·       Inferem a moral de fabula, estabelecendo sua relação com o tema;
·       Inferem o sentido de humor produzido pelo uso intencional: de remissão a outro texto no enredo de conto; ou, de palavras ambíguas em anedota.

NIVEL ADEQUADO

Gêneros avaliados (além dos citados nos níveis anteriores)
Reportagem, cardápio, verbete histórico, artigo de opinião, carta opinativa, entrevista, definição, crônica, novela.

HABILIDADES

Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
·       Identificam a finalidade de produção de verbete de enciclopédia ou texto instruções ou artigo de divulgação ou propaganda, mobilizando seus conhecimentos sobre o formato, gênero e assunto principal;
·       Identificam o possível suporte de texto instrucional;
·       Identificam os elementos constituintes de historia em quadrinhos ou de entrevista;
·       Identificam os interlocutores prováveis de texto considerando o uso: de pergunta colocada em trecho de uma carta familiar; ou, de expressão coloquial ou pronome de tratamento em segmento de texto de instruções ou de propaganda institucional; ou, de pergunta retórica, em propaganda comercial;

Reconstrução dos sentidos do texto
·       Identificam, em segmento de artigo de divulgação, o sentido denotado de: vocábulo, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere; ou, vocábulos de uso pouco comum (termos técnicos da área cientifica);
·       Identificam o sentido de palavra gramatical em segmento de noticia, considerando o assunto tratado no texto; 
·       Identificam o sentido de expressão metafórica, de uso popular, para explicar determinado processo técnico, em texto de instruções;
·       Localizam item de informação explicita, posicionado em segmento inicial de artigo de divulgação ou noticia ou reportagem, considerando um único critério para recuperar a informação solicitada;
·       Localizam informação explicita em verbete de enciclopédia, considerando o assunto tratado no texto;
·       Localizam itens de informação explicita, distribuídos ao longo de historia em quadrinhos ou noticia ou texto de instruções ou artigo de divulgação ou fabula, identificando sequências (antes/depois) e realizando inferências básicas;
·       Localizam itens de informação explicita em texto de instruções ou noticia, com base em uma dada proposição afirmativa de conhecimento de mundo social;
·       Organizam, em sequência, itens explícitos de informação, distribuídos ao longo de cardápio e de artigo de divulgação;
·       Estabelecem relações entre ilustrações e o corpo do texto: identificando as mudanças nas características de personagem de historia em quadrinhos; ou, localizando uma informação, em verbete de enciclopédia;
·       Inferem informações implícitas, com auxilio de recursos gráfico-visuais, em propaganda comercial ou noticia;
·       Inferem o tema de historia em quadrinhos e o assunto principal de carta;

Reconstrução da textualidade
·       Identificam os argumentos utilizados pelo enunciador para convencer o interlocutor sobre determinado fato em carta familiar e artigo de opinião;
·       Comparam os argumentos utilizados por diferentes interlocutores sobre um mesmo fato em noticia;
·       Identificam o efeito de sentido produzido em verbete histórico ou fabula pelo uso de marcas discursivas de temporalidade (coesão seqüencial) no encadeamento dos fatos apresentados;
·       Identificam o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos gráfico-visuais para enfatizar uma palavra, em episodio de historia em quadrinhos;
·       Estabelecem relações coesivas entre segmentos de texto: propondo uma substituição de pronome pessoal por grupo nominal correspondente; ou, identificando o referente de um pronome de tratamento em uma carta familiar; ou, identificando o referente de um pronome obliquo, em texto de instruções; ou, identificando a substituição pronominal de forma nominal em conto ou fabula;
·       Identificam a causa de um fato relevante, tomando como referencia um enunciado que explicita a consequência, em noticia ou artigo de divulgação ou conto;
·       Distinguem um fato da opinião explicita enunciada em relação a esse mesmo fato, em segmentos contínuos de uma carta familiar;
·       Avaliam: a opinião dada por um entrevistado em noticia; ou, o uso de uma expressão opinativa em artigo de divulgação cientifica;

Recuperação da intertextualidade e estabelecimento de relações entre textos
·       Comparam duas noticias que versam sobre um mesmo fato, distinguindo: as informações em cada um dos textos; ou, o seu gênero ou assunto;
·       Inferem o efeito de humor produzido em historia em quadrinhos: pelo uso intencional de expressões e imagens ambíguas; ou, pela analise da mudança de comportamento das personagens ao longo do texto;

Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita
·       Identificam padrões ortográficos na escrita das palavras pela comparação de processos de prefixação com base na correlação definição/exemplo;
·       Identificam a frase do texto que apresenta um substantivo no diminutivo;

Compreensão de textos literários
·       Identificam o sentido conotado de expressão utilizada em verso de poema, selecionando aquela que pode substituí-la por sinonímia no contexto em que se insere;
·       Identificam informação subentendida em um poema, considerando os recursos semânticos utilizados;
·       Identificam o efeito de sentido produzido em um poema pela exploração de recursos morfossintáticos;
·       Identificam o efeito de sentido produzido pelo uso de uma palavra ou expressão (onomatopéia ou neologismo), associando-o ao contexto de produção de conto ou fabula ou anedota;
·       Identificam o conflito gerador do enredo de conto;
·       Identificam o segmento de fabula ou de poema narrativo em que enunciador determina o desfecho do enredo;
·       Organizam em sequência os principais episódios de fabula e de conto;
·       Identificam marcas do foco narrativo no enunciado de conto;
·       Identificam o segmento de conto em que o narrador marca que a ação ocorreu no tempo passado;
·       Identificam as varias personagens de conto ou fabula;
·       Identificam o enunciador do discurso direto, em conto em que ha vários enunciadores em dialogo simultâneo;
·       Identificam uma interpretação adequada para: poema ou fabula com base na compreensão de seu tema; ou, para poema, considerando o uso de determinada expressão;
·       Identificam o efeito de sentido produzido no poema pelo uso de recursos sonoros e rítmicos; ou, pela repetição das mesmas palavras, associando esse uso ao seu tema;
·       Inferem a moral de uma fabula, estabelecendo sua relação com o tema;
·       Inferem o sentido de humor do texto, considerando o uso intencional de ambigüidades (palavras, expressões, recursos iconográficos) em anedota ou conto.


NIVEL AVANÇADO

Gêneros avaliados (além dos citados nos níveis anteriores)
Bilhete, segmento de romance.

HABILIDADES

Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
·       Identificam a finalidade de produção de anedota;
·       Identificam os possíveis elementos constitutivos da organização interna de bilhete;
·       Identificam o autor de carta familiar pela analise de um segmento do texto que apresenta suas características pessoais;
·       Identificam o possível interlocutor de propaganda comercial;

Reconstrução dos sentidos do texto
·       Identificam o sentido denotado de vocábulo, especifico da área de Língua Portuguesa, utilizado em segmento de artigo de divulgação, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere;
·       Localizam item de informação explicita em segmento final de noticia em que há várias outras informações similares;
·       Localizam itens de informação explicita, relativos a descrição de características de determinado animal, em um artigo de divulgação;
·       Organizam, em sequência, itens de informação explicita, em noticia ou texto de instruções;
·       Inferem o assunto principal de noticia ou artigo de divulgação, com base em informações contidas em titulo, subtítulo ou corpo do texto;
·       Selecionam titulo diferente do original para carta considerando o assunto nela tratado;

Reconstrução da textualidade
·       Estabelecem relações coesivas: identificando o antecedente de um pronome obliquo em carta; ou identificando o antecedente de pronome relativo em artigo de divulgação; ou, associando uma expressão a seu referente em artigo de divulgação cientifica;
·       Estabelecem relações explicitas e implícitas de causa/consequência, entre segmentos de artigo de divulgação e texto de instruções;
·       Identificam o caráter opinativo de um trecho de artigo de divulgação cientifica, diante de afirmações selecionadas do próprio texto;

Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita
·       Identificam: o segmento de carta que e marcado por expressão tipicamente familiar; ou, o sentido de formas verbais flexionadas no modo imperativo em texto instrucional;
·       Identificam uma substituição verbal do verbo haver por existir considerando a concordância verbal e o tempo verbal adequado para o enunciado do problema apresentado;
TEMA
Compreensão de textos literários
·       Identificam o sentido conotado de expressão utilizada em um poema, selecionando aquela que pode substituí-la por sinonímia no contexto em que se insere;
·       Identificam o efeito de sentido produzido: em poema, pelo uso de repetição dos mesmos versos ao longo do enunciado; ou, em conto, pelo uso de marca discursiva típica da introdução de registro ficcional (era uma vez);
·       Inferem o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação expressiva: reticências em segmento de historia em quadrinhos; ou, exclamação em diferentes partes de fabula; ou, interrogação ou reticências em poema;
·       Identificam o fato que gera o conflito em fabula ou crônica narrativa ou segmento de romance;
·       Identificam o segmento de romance produzido para a faixa etária em que o enunciador determina o desfecho do enredo;
·       Identificam o narrador de segmento de romance pela analise de uma das partes da narrativa;
·       Identificam os diferentes lugares em que se passa o enredo de conto;
·       Identificam o sentido de recursos semânticos expressivos (comparação) em versos de poema;
·       Inferem a moral de fabula pouco divulgada, estabelecendo sua relação com o tema;
·       Inferem o efeito de humor produzido: em crônica, pelo uso intencional de palavras ou expressões; ou, em trecho de romance, justificando o sentido da ambigüidade produzida pelo uso de expressão.


MATEMÁTICA

NÍVEL ABAIXO DO BÁSICO

Os alunos da 4a série/5o ano do Ensino Fundamental no nivel:

Identificam:
  • Figura com apenas um eixo de simetria, dado um exemplo do eixo de simetria de um triangulo;
  • Frações equivalentes;
  • Resolvem problema envolvendo calculo de porcentagem: 25%.


NÍVEL BÁSICO

Calculam:
·       A área de um triângulo desenhado em malha quadriculada;
·       O produto de dois números naturais;
·       O quociente (resto zero) entre dois naturais, divisor com 2 dígitos;
·       O quociente entre dois números naturais (divisão resto zero);
·       Com figuras desenhadas em malha quadriculada, identificam qual delas e uma reducao de outra;

Identificam:
·       A decomposição, em forma polinomial, de um número de três dígitos;
·       A localização de numero racional (1,8) representado na reta numérica marcada a partir de 0 em uma escala de 0,1 em 0,1;
·       A localização de números naturais representados na reta numérica marcada a partir de 1 091 em uma escala de 1 em 1;
·       A pessoa que esta em frente a outra em um desenho que mostra a disposição circular de um grupo de pessoas;
·       A posição a direita diante do desenho que mostra a disposição de poltronas em uma sala;
·       A representação decimal de 35/100;
·       A representação fracionaria de um numero decimal (0,2);
·       A sequência de figuras que tem 25% delas coloridas;
·       As formas de um losango, um triangulo, um hexágono e um pentágono como sendo as de pipas apresentadas por desenhos; 
·       Número em uma sequência de números inteiros com primeiro termo 450 e razão 3;
·       O número dado que seu algarismo x vale x 00 unidades;
·       O número decimal associado a fração 102/100;
·       Quadrados entre outras formas geométricas desenhadas em figuras;
·       Um número representado pictoricamente, em uma simulação de decomposição polinomial desse número;
·       A reta que melhor representa a posição de 1,2 em uma reta numerada a partir de zero na escala 1 a 1;
·       Interpretam dados apresentados em tabela que relaciona atividade física e calorias gastas;
·       Relacionam a escrita numérica as regras do sistema posicional de numeração para escrever o menor número que pode ser obtido com quatro algarismos dados;
·       Resolvem problema de compra e troco envolvendo a escrita decimal de moedas e notas;
·       Resolvem problemas que utiliza a escrita decimal de cédulas e moedas e envolve adição e subtração;
Resolvem problema envolvendo:
·       A adição e a subtração entre números racionais apresentados na sua forma decimal;
·       A determinação do valor do elemento de uma sequência de números definidos por depósitos e retiradas em uma conta bancaria;
·       A diferença entre dois números racionais apresentados na sua forma decimal;
·       A diferença entre dois números racionais apresentados na sua forma decimal;
·       A diferença entre números naturais; 
·       A estimativa da medida de comprimento de um segmento de reta, dada a medida de outro segmento na mesma reta;
·       A estimativa da medida do volume ocupado por uma parte marcada de um jarro cilíndrico, dada a medida do volume do jarro;
·       A interpretação de dados apresentados em uma tabela, em forma de um pictograma;
·       A multiplicação no sentido de uma configuração retangular (combinação de saias e blusas);
·       A multiplicação no sentido de uma configuração retangular;
·       A relação entre semanas e dias;
·       Adição e subtração de dois números naturais;
·       As relações entre hora, minuto e segundo;
·       As relações entre kg e g;
·       As relações entre meses e anos;
·       O acréscimo de 8 unidades a um numero natural dado;
·       O calculo de 2/3 de um numero;
·       O conceito de fração – parte/todo;
·  O conceito de porcentagem;
·       O produto de dois números naturais;
·       O quociente entre 1 litro e x ml;
·       O quociente entre dois números naturais com resposta do tipo: “x inteiros e sobram y”;
·       O quociente entre números naturais;
·       O quociente entre x quilos e meio quilo;
·       Porcentagem: 25%;
·       Porcentagem: 50%;
·       A diferença de horários de inicio e fim de um evento com dados apresentados em tabela;
·       O calculo do perímetro de um retângulo desenhado em malha quadriculada.

NÍVEL ADEQUADO

Os alunos da 4a série/5o ano do Ensino Fundamental no nível:

Calculam:
·       A área de diversas figuras desenhadas em malha quadriculada;
·       A diferença entre dois números naturais de quatro dígitos;
·       O resultado de uma adição de números naturais;
·       Com figuras desenhadas em malha quadriculada, identificam qual delas é uma ampliação de outra; efetuam cálculos que envolvam valores de cédulas e moedas em situações de compra: são dados os preços de 3 objetos e o total do dinheiro para a compra;
·       Estimam a medida de um palito de fósforos desenhado ao lado de uma régua;

Identificam:
·       A figura de maior perímetro dentre quatro desenhadas em malhas quadriculadas;
·       A forma cilíndrica de um barril de petróleo apresentado em uma figura;
·       A forma, em notas e moedas, de se obter uma quantia dada;
·       A localização de números naturais representados na reta numérica marcada a partir de 960 em uma escala de 10 em 10;
·       A localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica marcada a partir de 42 em uma escala de 0,1 em 0,1;
·       A localização de objetos colocados a direita de outro objeto (referencial);
·       A movimentação de um carro para a direita a partir de uma placa de sinalização com setas;
·       Em um relógio de ponteiros, horas e minutos dados em um relógio digital;
·       Fração com o significado parte/todo;
·       Número cuja posição e mostrada em uma reta numerada de 0 ate 90, na escala não explicita de 5 em 5;
·       Número em uma sequência numérica de números inteiros, escritos de 7 em 7;
·       O número de ângulos internos de polígonos apresentados em figuras;
·       O número de lados de polígonos apresentados em figuras;

Lêem e interpretam:
·       Dados apresentados em gráfico de colunas;
·       Dados apresentados em tabela de duas e de quatro colunas;
·       Hora não exata em relógio digital;

Localizam:
·       Número natural na reta numérica marcada a partir de 241 em uma escala de 6 em 6;
·       Número natural na reta numérica marcada a partir de 750 em uma escala de 50 em 50;
·       Números naturais na reta numérica marcada de 0 a 20 em uma escala de 2 em 2;

Relacionam:
·       A escrita numérica as regras do sistema posicional de numeração para a identificação números com três dígitos;
·       A medida de dias em horas;
·       A medida de mês em dias;

Resolvem problema envolvendo:
·       A diferença entre dois números escritos na forma decimal (medidas de alturas em cm);
·       A escrita decimal de notas e moedas – quantos objetos de R$ 1,99 podem ser comprados com R$ 20,00;
·       Adição e subtração de números naturais;
·       Fração como representação que pode estar associada ao significado parte/todo;
·       Grandezas em litro e mililitro;
·       O quociente entre números naturais;
·       A multiplicação em situação relacionada a configuração retangular;
·       O calculo da área de figura desenhada em malha quadriculada;
·       Resolvem problemas que utilizam a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro;
·       Resolvem problemas que utilizam a escrita decimal de cédulas e moedas envolvendo adição e multiplicação.

NIVEL AVANÇADO

Os alunos da 4a série/5o ano do Ensino Fundamental no nível:

·       Identificam a forma triangular das faces de uma pirâmide;
·       Interpretam dados apresentados em gráfico de colunas;
·       Reconhecem que o peso de uma pessoa e medido em kg;
·       Resolvem problema com dados expressos na escrita decimal de notas e moedas (dado R$ 0,25 e resposta R$ 1,25).

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